Blog do Mario Magalhaes

Em 2017, passado guerrilheiro de Aloysio parece incomodar mais do que nunca

Mário Magalhães

Resultado de imagem para uol aloysio nunes ferreira

Aloysio Nunes Ferreira Filho, novo ministro das Relações Exteriores – Foto Alan Marques/Folhapress

 

Nunca o passado guerrilheiro de Aloysio Nunes Ferreira Filho (PSDB-SP) pareceu incomodar tantas viúvas da ditadura como em 2017, quando o senador é escolhido por Michel Temer para dirigir o Ministério das Relações Exteriores.

A grita não foi assim na década de 1990, quando por quatro anos Aloysio foi o vice de Luiz Antônio Fleury no governo estadual de São Paulo.

Nem no princípio do século 21, ao ser ministro da Justiça nos estertores da administração Fernando Henrique Cardoso.

E olha que antes as cicatrizes dos tempos da ditadura estavam mais inflamadas do que hoje.

O que mudou, ao menos na aparência, foi o ambiente político.

Agora, uma turba rejuvenescida de extrema direita se inspira em veteranos nazistoides da ditadura (1964-1985) e se une a eles para patrulhar, atacar e destruir tudo que lhes pareça diferente.

Até mesmo um prócer do PSDB, vice de Aécio Neves na chapa presidencial derrotada em 2014.

E apoiador e participante da deposição de Dilma Rousseff.

É evidente que anos atrás inexistiam as redes que hoje ampliam a disseminação de opiniões, das mais sábias às, como dizia o Paulo Francis, da massa boçal (o que é sabedoria e o que é boçalidade depende da cachola de cada um).

A considerar o que muitos proclamam desde ontem no Twitter e no Facebook, o Itamaraty será tomado por um comunista, guerrilheiro e terrorista alucinado _ele mesmo, Aloysio Nunes Ferreira Filho.

Já a oposição de esquerda ao governo Temer fustiga Aloysio pela trajetória política. Da luta armada ao quercismo e ao tucanato.

Numa barricada, não perdoam a antiga militância de esquerda do novo ministro.

Noutra, o que julgam mudança de lado dele, aderindo à direita ou ao centro.

Opinião é opinião. Mas no fogo cruzado da nomeação erros factuais têm sido publicados sobre o senador.

Não é verdade que ele tenha começado a vida política na guerrilha.

Antes, o jovem Aloysio pertenceu ao PCB (Partido Comunista Brasileiro), agremiação contrária à luta armada como meio de enfrentar o regime instaurado pelas armas.

Como comunista, Aloysio foi militante estudantil na Faculdade de Direito da USP. No Largo São Francisco, presidiu o Centro Acadêmico XI de Agosto.

Ainda na faculdade, rompeu com o PCB e se integrou à Ação Libertadora Nacional. Comandada pelo ex-deputado Carlos Marighella e o jornalista Joaquim Câmara Ferreira, a ALN foi a maior organização guerrilheira de combate à ditadura. Marighella foi fuzilado em 1969. No ano seguinte, torturaram Câmara até a morte.

Por motivos diversos _inclusive ignorância_, Aloysio costuma ser tratado exclusivamente como ''motorista do Marighella''.

Ele foi muito mais do que isso: foi um revolucionário que participou de numerosas ações armadas. Seu nome de guerra mais usado era ''Mateus''.

Em 1968, Aloysio esteve no assalto da ALN ao trem pagador Santos-Jundiaí. Também no roubo de um carro-pagador da Massey Ferguson.

Reconstituí esses episódios em pormenores na biografia ''Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo'' (Companhia das Letras). Aloysio aparece em sete páginas do livro.

Morando em Paris, Aloysio se tornou em 1969 o principal quadro da logística da ALN na Europa, onde regressou ao PCB.

Após a anistia, ficou muito tempo no PMDB, mais tarde trocado pelo PSDB.

Em entrevistas, o senador declarou que a guerrilha foi um erro. Mas nunca se disse um ''arrependido''.

Nos anos 2000, esteve presente em homenagem a Marighella na alameda paulistana onde o guerrilheiro fora assassinado por dezenas de agentes da ditadura.

Em 2014, um levantamento do destino dos ex-militantes da ALN concluiu que eles se dispersavam por ao menos oito partidos: PT (a maioria expressiva), PSDB, PDT, PSB, PV, PSOL, PPS e PTB.

Espalhou-se nas redes sociais, nos últimos anos, a versão de que Aloysio teria ''entregue'' Marighella aos esbirros da ditadura.

Isso não passa de fantasia sem lastro nos fatos.

Testemunhas às pencas e provas irrefutáveis comprovam que Aloysio estava na Europa fazia meses quando mataram o guerrilheiro tido oficialmente pela ditadura como o ''inimigo público número 1''.

O ministro do governo Michel Temer combina com o jovem destemido que encarou a ditadura de arma na mão?

Com resposta positiva ou negativa, o passado de Aloysio não se apaga.

Tudo é história.

(O blog está no Facebook e no Twitter )