Blog do Mario Magalhaes

Feliz Natal: há 64 anos nascia Zico, o Salvador, maior craque da história

Mário Magalhães

Trecho de "Crecer a golpes", livro organizado por Diego Fonseca (C. A. Press, Penguin Group-USA)

Trecho de 'Crecer a golpes', livro organizado por Diego Fonseca (C.A.Press, Penguin Group-USA)

 

Parabéns pra você, Zico, e parabéns pra nós que tivemos a imensa sorte de ser contemporâneos do maior jogador de futebol de todos os tempos _ninguém duvida, né?

O trecho recortado lá no alto faz parte da crônica ''Juego de la memoria'', que eu escrevi para o livro ''Crecer a golpes: Crónicas y ensayos de América Latina a cuarenta años de Allende y Pinochet'', organizado pelo jornalista e escritor argentino Diego Fonseca.

Editado em 2013 pela C. A. Press, braço do Penguin Group nos Estados Unidos, o volume reúne 13 autores, além do organizador.

Tive a honra de estar ao lado de escribas que eu muito admiro, como Francisco Goldman, Leonardo Padura, Jon Lee Anderson, Boris Muñoz, Sergio Ramírez, Carlos Dada e Martín Caparrós.

O desafio, nos 40 anos do golpe de Estado que derrubou Salvador Allende no Chile, era fazer um balanço das quatro décadas mais recentes de países latino-americanos, além de Estados Unidos e Espanha.

Ao contar o Brasil em 17 páginas, pontuei nossa história com a trajetória do Zico e a reverência de um menino, depois adolescente e mais tarde adulto de cabelos brancos por ele _eu mesmo.

Hoje o Salvador faz 64 anos.

Talvez não fosse o caso de celebrar, pois a eternidade não se conta em anos.

E o Zico é eterno.

Em todo caso, tim-tim.

(Este post foi publicado originalmente há dois anos; atualizei a idade do Zico: parabéns pelos 64 anos!)

(O blog está no Facebook e no Twitter )