Blog do Mario Magalhaes

Cor não pega. E racismo? (Blocos deixam de cantar ‘O Teu Cabelo Não Nega’)

Mário Magalhães

blog - cor não pega. e racismo

Artiguete na ''Folha de S. Paulo'', 07.fev.2007

 

Salve, salve, eis uma boa notícia: blocos de Carnaval do Rio e de São Paulo resolveram não cantar mais ''O Teu Cabelo Não Nega'', marchinha de Lamartine Babo e dos Irmão Valença.

Blocos de responsa, como o Mulheres Rodadas. É o que informa a coluna ''Gente Boa''.

Demorou, mas o gesto de civilidade e bom senso começa a se espalhar.

Dez anos atrás, escrevi na ''Folha de S. Paulo'' um artiguete sobre ''O Teu Cabelo Não Nega'', reproduzido acima. E abaixo:

*

Cor não pega. E racismo?

Há três quartos de século, a cada fevereiro renova-se a pergunta: e se a cor pegasse? Foi logo depois da Revolução de 30 que Lamartine Babo lançou ''O Teu Cabelo Não Nega'', co-autoria dos irmãos Valença. Como ensinam as professoras às crianças com direito a creche, cantam os versos: ''Mas como a cor não pega, mulata/ Mulata eu quero o teu amor''.

Pela lógica da letra, a resposta é inescapável: se a cor pegasse, tchau, mulata, bye-bye, amor.

Sem dúvida, marchinhas carnavalescas não foram feitas para consagrar a lógica. Bem como, se a maldição do politicamente correto se impusesse à folia, a festa correria o risco de acabar.

''Cabeleira do Zezé'' tem mesmo certa dose de homofobia. Porém não se compara à idéia implícita, do mal em si, na cor da mulata.

Argumentam que era a cultura da época, sem conotação discriminatória. O racismo, contudo, é inegável. E, fosse para eternizar cabeças do passado, talvez valesse reintroduzir a escravidão e a chibata.

Incomoda que se trate como natural o que não é. Dizer que só topa a moçoila porque cor não se transmite é barbaridade, não liberdade poética. Reconsiderar o que cantamos desde o berço não implica avalizar desvarios autoritários como cartilhas para sufocar a arte. Muito menos proibir a composição de Lamartine Babo e dos Irmãos Valença, criadores da marcha que, reinventada por Lalá, virou sucesso.

O Brasil só teria a ganhar se, vez por outra, pensasse sobre aberrações como essa. Fizesse isso em relação a outras tantas expressões de segregação, quem sabe fosse menos racista. Da minha parte, recuso-me a perpetuar o ''espírito d'antanho''.

Quando o bloco vai de ''O Teu Cabelo Não Nega'', ouço calado. É o tal protesto silencioso.

( O blog está no Facebook e no Twitter )