Rodrigo de Almeida lança livro ‘À sombra do poder’ com bate-papo 2ª no Rio
Mário Magalhães
O livro é pequeno, mas não foi por isso que o li quase de um só fôlego. E sim porque foi difícil abandonar suas 219 páginas antes do desfecho, a guilhotina.
Na segunda-feira, dia 12, o jornalista e cientista político Rodrigo de Almeida lança no Rio ''À sombra do poder: Bastidores da crise que derrubou Dilma Rousseff'' (Leya). Na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, a partir das 19h. Antes dos autógrafos haverá um bate-papo do autor com os jornalistas Malu Gaspar e Luiz Antônio Ryff.
Rodrigo foi o derradeiro secretário de Imprensa da Presidência da República no mandato interrompido de Dilma.
Na condição de quem conviveu à sombra do poder, ele reconstitui a ação e a inação do governo para preservar no Planalto a presidente eleita nas urnas.
Se tivesse escrito uma crônica de adulação à antiga chefe e um relato chapa-branca, Rodrigo já teria oferecido um documento de relevância histórica, o olhar de quem viveu o furacão por dentro.
Por mérito dele e para sorte do Brasil, o livro não é isso.
Respeita Dilma, mas não a reverencia.
Retrata momentos bons e maus da sucessora de Lula.
Fustiga e defende, mas também reconhece mancadas pequenas ou colossais.
Publica opiniões divergentes, sem preocupação de fazer a cabeça dos leitores.
Seu propósito é pintar um painel, tingido de confidências, que não ofende quem pensa assim ou assado.
Sinal dos tempos, um profissional que teve lado na crise, combatendo no bunker dilmista, exibe mais sobriedade do que numerosos jornalistas que perderam a linha durante o processo de impeachment.
Até a segunda, na Travessa!