Blog do Mario Magalhaes

O recado de um tremendo samba finalista na Mangueira: Quem mandou duvidar?

Mário Magalhães

 

No domingo, o professor de música Guilherme Sá toca o cavaquinho na apresentação ao lado de outros mestres e dezenas de alunos violinistas, violonistas, flautistas, percussionistas e cantores do coral. Manhã de samba, muitos clássicos, muito talento. Horas antes, o samba-enredo do qual o professor é um dos autores se classificou para a finalíssima da Mangueira. No próximo sábado, a Estação Primeira escolherá que composição levará à Sapucaí no Carnaval de 2017, com o enredo ''Só com ajuda do santo''. São três finalistas.

Guilherme integra a parceria do grande Tantinho da Mangueira, composta também por Deivid Domênico, Felipe Filósofo, André Braga e Jorge Fernando TR. ''Quem mandou duvidar'' é um desses sambas belíssimos que aparecem de tempos em tempos (para ouvir a gravação, valorizada pela interpretação de Joyce Cândido, basta clicar na imagem do alto). Uma palinha: ''Se cruzar meu caminho vai sambar/ Só quem pode com mandinga que carrega patuá''.

A Mangueira cantará o sincretismo e a tolerância numa época em que intolerantes, entre outras desgraças, empenham-se em intimidar e castigar o povo de santo das religiões afro-brasileiras.

A parada do pessoal do professor será dura. Um dos sambas finalistas tem entre os autores Nelson Sargento e Arlindo Cruz. Outro, Lequinho.

Ganhando ou perdendo, ''Quem mandou duvidar'' veio para ficar.

Que ninguém duvide.

(O blog está no Facebook e no Twitter )