Rock antinazista embala manifestações alemãs pró-acolhimento de refugiados
Mário Magalhães
Enquanto Freud explica, em alemão, o rock dá o toque. Na mesma língua: um sucesso da banda alemã Die Ärzte, que bombou nos anos 1990, voltou às paradas de sucesso. Turbinado por um movimento disseminado nas redes sociais, o hit ''Schrei Nach Liebe'' (''Gritar por amor'') é um petardo contra os neonazistas. O regresso consagrador se deve ao empenho de muitos alemães no combate aos segmentos de extrema direita que protestam contra o acolhimento de refugiados pelo país. Um professor de música começou a agitar o revival, e virou onda na internet e nas ruas.
Fiquei sabendo por reportagem do ''Washington Post'', que recomendou uma tradução para o inglês à disposição no Youtube (clique na imagem no alto ou aqui).
A letra diz coisas como ''Você é realmente estúpido'', ''A sua atitude é o ódio'', ''Sua violência é apenas um grito silencioso por amor'', ''Seus pais nunca tiveram tempo para você'', ''Imbecil!'', ''Porque você tem medo de mostrar ternura/ Você é um fascista'', ''Sua namorada nunca tem tempo para você''.
Nada que lembre um soluço de Schiller e Rilke, é claro. E ainda prejudicado pela minha tradução, mais ou menos livre, da versão inglesa.
Mas, como dito, é rock de combate. E para combater neonazista, causa justa, maiores sacadas poéticas são bem-vindas, porém prescindíveis.