Blog do Mario Magalhaes

Sai a segunda edição de ‘História do Lance!’, livro de Mauricio Stycer

Mário Magalhães

30.CapaLance

 

Mais de uma vez me perguntaram como encontrar ''História do Lance!: Projeto e prática de jornalismo esportivo''. A não ser com a sorte de achar um exemplar novo sobrevivente em livraria, só em sebos, respondi, porque o livro do jornalista Mauricio Stycer estava esgotado.

Boa notícia: acaba de sair a segunda edição, revista e atualizada, da obra publicada em 2009. Agora, a edição é digital, em e-book da e-galáxia. Para saber como comprar, basta clicar aqui.

O botafoguense Stycer foi um dos pioneiros do ''Lance!'', em 1997. Mais tarde, como pesquisador acadêmico, reconstituiu a história do jornal, no contexto do jornalismo e do esporte no Brasil.

Eis alguns comentários, pescados no site da editora, que acompanham o livro:

( O blog está no Facebook e no Twitter )

*

“Em 1997, um jovem empresário, um grupo de investidores e uma equipe de jornalistas – que mesclava um punhado de veteranos e uma legião de novatos – criaram um jornal diário de esportes, algo que não ocorria no Brasil desde os anos 30. Surgia assim o Lance!.

Testemunha e partícipe da experiência, o jornalista Mauricio Stycer, primeiro editor-executivo do jornal, percebeu logo que ela lançava luz, simultaneamente, sobre a história da imprensa e sobre a história do esporte no país.”

José Geraldo Couto

*

“O livro de Mauricio Stycer demonstra, sem bravata, o enovelamento de interesses de certos setores dirigentes na conformação e exploração das mídias comerciais, interesses que são, ao mesmo tempo, econômicos, políticos e simbólicos.”

Sergio Miceli

*

“O livro de Stycer é uma bem-recebida contribuição à bibliografia sobre a imprensa brasileira. Ao contrário da maioria das obras publicadas sobre a mídia, que abundam em generalidades e apresentam poucos fatos, História do Lance! é um das poucas que têm como objetivo contar a história de uma publicação e mostrar seu contexto. A linguagem, clara e fluente, certamente fruto de sua longa experiência como jornalista, evita o sociologuês indigesto que permeia uma boa parte dos livros sobre a imprensa.”

Matias M. Molina

*

“Conhecer bastidores de uma publicação que se firmou, apesar de prognósticos céticos, é interessante – e não apenas para quem é do ramo. História do Lance! se mostra leitura agradável porque não enxerga o tabloide como reinventor da roda no esporte. Além disso, porque viaja pela história da imprensa nacional, resgata a memória de personagens fundamentais, como Cásper Líbero, Thomas Mazzoni, Mário Filho, e lança luz inteligente sobre a prática do jornalismo esportivo.”

Antero Greco

*

“Uma das constatações mais importantes do livro é a de que, embora mude, a sociedade muda pouco. Por trás das aparências ainda há muitas semelhanças de procedimento entre o Lance! de 1997 e o Jornal dos Sports de 1931.”

Ugo Giorgetti

*

“Um projeto corajoso, quase temerário e que, alvíssaras, deu certo, certíssimo.

O diário Lance! e todos os seus filhotes são hoje uma feliz realidade no mercado editorial brasileiro.

E não foram poucos, a começar pelo abaixo-assinado, os que tentaram demover o editor Walter de Mattos Junior da empreitada.

Pois eis que um projeto que virou sucesso tão rapidamente merece mesmo ser tratado como objeto de alentada pesquisa, virar tese.

Tese de mestrado de quem, com a agilidade e profundidade, não só sabe escrever com brilho como, ainda por cima, participou de tudo no papel de um dos fundadores do diário, caso de Maurício Stycer.”

Juca Kfouri