Blog do Mario Magalhaes

Renúncia de Blatter busca salvar estrutura corrupta e podridão da Fifa

Mário Magalhães

A recém-anunciada renúncia de Joseph Blatter é também uma tentativa do presidente da Fifa de não passar os seus derradeiros dias numa prisão, com direito a mera uma hora de banho de sol diário.

Mas o afastamento do chefe do conglomerado financeiro que comanda o futebol mundial constitui sobretudo manobra desesperada para salvar a estrutura corrupta que ele herdou do antecessor, João Havelange, e tornou ainda mais podre nas últimas décadas.

O brasileiro Havelange presidiu a Fifa de 1974 a 1998, ano em que o suíço Blatter assumiu e não largou mais o osso.

Não havia largado. Sua desistência, em meio ao escândalo supremo sobre falcatruas no futebol, busca preservar a própria pele e os vultosos interesses econômicos em jogo.

Com a ruína de Blatter, perdem os dirigentes esportivos de todo o mundo que o apoiaram até o fim, isto é, a reeleição da semana passada, agora transformada em pó.

Gente como o ex-capo da CBF, José Maria Marin, que amarga uma cana na Europa, decorrente de investigação do FBI. E o atual presidente, Marco Polo Del Nero, cuja ''arrancada modernizadora'' foi marcada pelo endosso da entidade a um novo mandato a Blatter.

Perdem bajuladores e interesseiros. Ainda ontem, Pelé aplaudia a recondução do cartola europeu.

Perdem patrocinadores sem escrúpulos.

Perde o jornalismo subserviente. O que mantém conflito de interesses entre informação e negócio, viaja às custas da Fifa para Copas do Mundo ou recebe de graça, de José Maria Marin, ingressos para partidas do Mundial.

Ganham todos aqueles que batalharam contra a bandalheira, nem que fosse informando. No jornalismo, ninguém é maior, aqui no Brasil, do que Juca Kfouri.

Ganham patrocinadores que querem associar sua imagem a produtos decentes.

Triunfa sobretudo o futebol.

Mais pela esperança do que por mudanças de fato.

Não faltará quem se empenhe para que, mudando Blatter, nada mude na roubalheira e no jogo sujo.

(O blog está no Facebook e no Twitter )