Blog do Mario Magalhaes

Ibope mostra Aécio como o falso defunto que levanta do caixão no velório

Mário Magalhães

Dado como morto por tantos ditos especialistas em política e eleições, Aécio Neves ganhou quatro pontos em poucos dias, e o Ibope flagrou seu salto de 15% para 19% (Dilma caiu de 39% para 36%, e Marina oscilou de 31% para 30%; confira aqui).

A diferença do candidato do PSDB para a do PSB diminuiu de 16% para 11%.

Aécio parece o falso defunto que, também tendo a morte atestada por especialista, no caso um médico, levanta do caixão no próprio velório. Nem os mais próximos acreditam no aparente milagre que os olhos veem.

Se eu soubesse desenhar, faria uma charge assim.

Há, digamos, ex-falecidos que desencarnam de vez minutos mais tarde, e existem os que vivem anos e anos de fartura depois do susto.

Eleitoralmente, pode ser o derradeiro suspiro de Aécio ou o início de uma recuperação mais vigorosa.

Se o Datafolha o descobrir subindo para a casa dos 20%, bem como Marina deixando a dos 30%, a campanha esquentará ainda mais.

Ignoro o relatório do levantamento do Ibope e pesquisas qualitativas das campanhas, mas suponho que a propaganda televisiva de Aécio apontando interseções históricas de Dilma e Marina e apresentando-o como oposição puro-sangue possa ter tido resultado positivo.

A peça é muito bem feita e reivindica o que é fato: nos últimos 12 anos, para o bem e para o mal, os tucanos combateram o governo.

( O blog está no Facebook e no Twitter )