Blog do Mario Magalhaes

Às vésperas da Copa, bandalheira dos táxis no Santos Dumont não tem fim

Mário Magalhães

( O blog está no Facebook e no Twitter )

A poucas horas do início da 20ª Copa do Mundo, as promessas de moralização do serviço de táxis do aeroporto Santos Dumont continuam somente no papel ou no discurso. No ano passado, o ministro Wellington Moreira Franco (Aviação Civil) e o então secretário municipal Carlos Alberto Osório (Transportes) haviam assegurado que dariam um jeito na fila e poriam fim às manjadas irregularidades.

Ficou mesmo na promessa, como eu pude constatar por volta das nove da noite da sexta-feira, a 140 horas da partida entre Brasil e Croácia que abrirá o Mundial.

Em vez de embarcar os passageiros automaticamente, por ordem de chegada dos táxis, os organizadores (sic) da fila não permitiam a entrada nos carros da cooperativa que opera no terminal. Esses automóveis passavam à frente, ficando num estacionamento improvisado, à espera de corridas para destinos mais afastados.

Veículos de motoristas não cooperados podiam apanhar passageiros, porém os taxistas eram obrigados a pagar um ''imposto'' para os controladores da fila. O que me levou para casa deixou R$ 1, mas a extorsão é criminosa tanto contra quem é garfado numa mixaria, para corrida curta, quanto contra quem tem de desembolsar mais, em viagens longas.

O taxista estranho à cooperativa só emplaca corrida maior se não houver os cooperativados no aeroporto _na sexta, havia muitos deles, no tal estacionamento de fancaria.

O esquema de seleção de passageiros e corridas, além de configurar ilegalidade, termina por atrasar o embarque e alongar a fila. O problema tende a se agravar com os numerosos turistas que a Copa trará à cidade.

O sistema de escolha de corridas, que incluiu a recusa a algumas delas, é desses males persistentes que só não são resolvidos por falta de disposição política de quem tem poder para isso. Costuma existir temor da retaliação de feudos eleitorais e, às vezes, outras coisinhas mais.

Não foi por falta de aviso que não tomaram medidas para valer. Eis alguns posts _para ler, basta clicar sobre o link_ que o blog já publicou sobre as armações no Santos Dumont:

No aeroporto Santos Dumont, taxistas desafiam lei e escolhem corridas (17/03/2014)

Breve crônica da bandalheira no esquema de táxis no Santos Dumont (18/12/2013)

Problema com táxis no aeroporto Santos Dumont vai muito além da fila (29/11/2013)