Blog do Mario Magalhaes

A (velha) Guerra da Crimeia, por Kenneth Maxwell

Mário Magalhães

Em 1855, ferido é socorrido na Guerra da Crimeia – Foto Roger Fenton/reprodução internet

 

( O blog está no Facebook e no Twitter )

Para quem acha que a história começou ontem ou que a refrega principia agora, o historiador britânico Kenneth Maxwell dá uma lição hoje na ''Folha''.

Eis sua coluna:

* * *

Crimeia

Por Kenneth Maxwell

A Crimeia já viu conflitos internacionais no passado. A Guerra da Crimeia, de 1853 a 1856, foi um desastre para todas as partes envolvidas, tendo causado mais de 300 mil mortes –80 mil em combate, 40 mil por ferimentos e mais de 100 mil por doença. O Exército britânico, por exemplo, perdeu 2.755 homens em ação, 2.019 por ferimentos e mais de 16 mil por doença.

A Guerra da Crimeia envolveu uma aliança entre o Império Otomano, a Grã-Bretanha, a França e a Sardenha contra uma Rússia expansionista. Resultou de erros fatais de líderes ineptos, que também respondiam a uma opinião pública ativa, alimentada por notícias rapidamente distribuídas pelos novos cabos telegráficos, instalados inicialmente no mar Negro por franceses, em 1854, e, em seguida, por britânicos, em 1855. Depois disso, as notícias chegavam a Londres em um dia. A Guerra da Crimeia foi o primeiro conflito a ser registrado pela fotografia, então uma nova invenção. Mas o conflito foi mais notável pelos múltiplos erros logísticos, táticos e médicos de todos os envolvidos.

Para ler na íntegra, basta clicar aqui.