Blog do Mario Magalhaes

Neymar errou feio se não avisou a Muricy que já recebera pagamento do Barça

Mário Magalhães

blog - muricy no santos

Muricy Ramalho, quando treinava o Santos – Foto reprodução UOL

 

( O blog agora está no Facebook e no Twitter )

No começo da tarde de ontem, o blog indagou: ''Muricy sabia que, no Mundial, Neymar já recebera milhões do Barça?'' (leia aqui).

À noite, depois dos 6 a 3 do São Paulo sobre o Rio Claro, o técnico disse em entrevista coletiva que ignorava a transação, ocorrida um mês antes de o Barcelona nocautear o Santos, então treinado por Muricy, na decisão do Mundial de clubes em 2011.

Muricy amaciou, afirmando não identificar problemas, como conta o repórter Guilherme Palenzuela (aqui): ''Sou do tipo de treinador que me meto com os jogadores no meu dia a dia, no campo de treinamento, na parte disciplinar. Parte financeira, não tenho acordo nisso. Sei como é o mundo do futebol. Não sabia disso [adiantamento de verba do Barcelona], não influenciou em nada, ele quer jogar futebol, não é o time. Acho que ninguém sabia disso, não sei como foi feito isso, agora que estamos ouvindo tudo. Sempre tive relacionamento ótimo com o pai e com ele, recentemente a gente até trocou mensagens, queria que ele se recuperasse logo da lesão. Não sabia, é coisa dele, financeira, que a gente não tem que se meter''.

Não conheço e desconfio que pouquíssimas pessoas conheçam todos os acordos estabelecidos anos atrás entre a cúpula santista e Neymar e seu pai-empresário. Por isso, não me sinto à vontade para concluir se eventualmente houve comportamento impróprio ou não, de uma parte ou outra ou de ambas.

Porém, considerando que Muricy tenha dito a verdade, é grave o treinador não ser informado de que o craque da equipe, jogador em quem depositava as maiores esperanças de sobrepujar o à época esquadrão supremo do futebol, estava comprometido com a transferência para o adversário.

Recordando: a final em Yokohama foi disputada em dezembro de 2011; no mês anterior, a empresa N&N Sports, propriedade da família de Neymar e que cuida da carreira do atacante, havia recebido 10 milhões de euros do Barcelona, sacramentando a ida futura para a agremiação catalã.

Trocando muídos, havia um evidente conflito de interesses de Neymar: ele jogava pelo Santos, que pagava os seus salários e a quem seus direitos federativos estavam vinculados, contra um clube que acabara de lhe fazer um gordo depósito em troca da aliança de noivado.

Conflito de interesses não quer dizer que Neymar fosse amolecer ou tenha amolecido nos 0 a 4. Isso, definitivamente, não aconteceu.

Mas houve conflito de interesses, e o comandante da equipe, seu técnico, tinha o direito de ter sido avisado. Neymar _e o Santos, caso soubesse_ tinha a obrigação de informar Muricy.

O treinador pode deixar para lá, cada cabeça uma sentença. Mas Neymar tropeçou ao omitir seu contrato e o pagamento do Barça.

Pena, porque Neymar, cracaço-aço-aço, parece ser um jovem cidadão de bem.