Blog do Mario Magalhaes

Em meio ao caos nos trens, Cabral corta mais imposto de empresas de ônibus

Mário Magalhães

O governador Sérgio Cabral – Foto Daniel Marenco – 14.jun.2013/Folhapress

 

( O blog agora está no Facebook e no Twitter )

O descarrilamento de um trem pouco depois das cinco da manhã, na altura do bairro de São Cristóvão, provoca o caos no transporte da cidade, como informa reportagem do UOL. Como sempre, pagam os mais pobres, como a diarista aqui de casa, que não conseguiu chegar ao trabalho. Milhares de passageiros protestam contra a concessionária SuperVia, controlada pela Odebrecht. Não faltarão, certamente, críticas estridentes das autoridades estaduais contra a empresa, mas as multas seguirão o padrão miserável que mais incentiva do que constrange o mau serviço aos cidadãos.

Em meio ao caos nos trens, ecoa a novidade veiculada ontem pelo ''Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro'': decreto do governador Sérgio Cabral concedeu mais um abatimento de impostos para os empresários de ônibus. Agora, caiu pela metade, desconto de 50%, o IPVA, como conta a repórter Célia Costa.

Os empresários já haviam sido beneficiados nos últimos meses com a redução de outros tributos e taxas, mãozinha dada por órgãos e amigos do Município do Rio, do Estado e da União.

Nada disso impediu o compromisso entre o prefeito Eduardo Paes e as empresas de ônibus para o aumento das passagens no comecinho do ano. A tarifa ainda não mudou devido a restrições apresentadas pelo Tribunal de Contas do Município.

Parece que esqueceram: as jornadas de junho de 2013 nasceram de protestos contra o abuso nas tarifas do transporte público.