Blog do Mario Magalhaes

Haruo Ohara: imigrante, agricultor e fotógrafo

Mário Magalhães

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Coincidência ou não, o contraste foi evidente. No caso do UOL, trata-se mesmo de coincidência-coincidência. No do Instituto Moreira Salles (IMS), aqui no Rio, o contraste parece conceitual.

Na segunda-feira, o UOL exibiu uma coleção de 13 paisagens supercoloridas de autoria do fotógrafo inglês John Chapple, produzidas com a máquina mais cara do mundo. Na véspera, eu visitara no IMS a fabulosa mostra fotográfica do francês Jacques Henri Lartigue (1894-1986). Bon-vivant de talento abundante, já na infância ele ganhava de presente do pai endinheirado equipamentos chiques e importados.

Em um espaço menor do centro cultural, na Gávea, montaram outra exposição de fotos, de um artista de quem eu nunca ouvira falar até dias atrás: o japonês Haruo Ohara, que vivia do trabalho no campo, mas cuja colheita fotográfica foi ainda mais fecunda que a da terra.

Nascido em 1909, Ohara embarcou no porto de Kobe em 1927. Instalou-se em Londrina e deu duro na lavoura. Sem pai rico e generoso, muito menos contando com máquina metida a besta, dedicou-se à fotografia como amador. Suas fotos são tão lindas e tocantes quanto as de muitos craques do fotojornalismo que retrataram o século XX em preto & branco.

Ohara registrou o trabalho, as brincadeiras, os cenários e os prazeres no campo. Ao contrário dos horizontes sem gente de John Chapple, ele gostava de fotografar pessoas. A imagem do arco-íris não teria o mesmo fascínio sem as crianças, hipnotizadas, admirando-o. Um humanista, como o descreve a apresentação da mostra, com curadoria de Sergio Burgi.

Morto em 1999, Ohara deixou um acervo riquíssimo, com 18 mil negativos e as máquinas com que fotografava. Sua família doou a coleção ao IMS, em 2008. Cento e dez fotos compõem a exposição, que já passou por Londrina, Curitiba e São Paulo.

Informações sobre horários, visitas guiadas, debates, filmes e eventos relacionados à obra de Haruo Ohara podem ser consultadas aqui.

 

Enxada no ar, 1948; Chácara Arara, Londrina, o cenário de todas as fotos deste post

De manhã, indo colher café, 1940

Autorretrato; plantio de milho, 1943

Estrada que passava na cabeceira da Chácara Arara, em direção ao aeroporto, 1949

Família reunida, por volta de 1940

Crianças apreciando o arco-íris, 1950