Ato no Maracanã pedirá ‘fora, Marin’
Mário Magalhães
( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )
O movimento Frente Nacional dos Torcedores convocou uma passeata para domingo, horas antes da abertura oficial do novo Maracanã. A reivindicação central é a saída do presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marin.
O amistoso entre Brasil e Inglaterra começará às 16h. Às 13h, os manifestantes vão se concentrar na praça Saenz Penã, no bairro da Tijuca. De lá, caminharão até o estádio, onde haverá um ato em frente à estátua do Bellini.
Eis a íntegra da convocatória do ato:
“A Frente Nacional dos Torcedores (FNT) realizará mais um ato da campanha “Fora Marin! Regulamentação desportiva já!”, no próximo domingo (02 de junho) às 13h. A manifestação começará na Praça Saenz Peña (Tijuca).
Até o dia 30 de junho, acontecerão protestos em todo o Brasil pela queda do atual presidente da CBF, José Maria Marin, e pela aprovação da PEC da regulamentação desportiva (PEC 202/2012). A onda de protestos iniciou em Porto Alegre semana passada, e nesse final de semana passará por Curitiba (sábado) e pelo Rio de Janeiro (domingo).
A FNT entende que, além da incapacidade administrativa e ilegitimidade representativa, o histórico de apoio à ditadura militar, especialmente as relações com o delegado Sergio Fleury e com o caso Vladimir Herzog, acabam por tornar Marin uma pessoa completamente inapta a ocupar o cargo máximo do futebol brasileiro. Vale lembrar, ainda, do vergonhoso episódio da final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2012, quando imagens mostraram o atual presidente da CBF pegando uma medalha que deveria ter sido entregue para um jogador da equipe campeã.
Portanto, a Frente Nacional dos Torcedores, que tanto lutou pela queda do antigo mandatário da entidade máxima do futebol brasileiro, Ricardo Teixeira, não descansará enquanto um apoiador das práticas de tortura e de um regime cerceador de diversos direitos fundamentais for o indivíduo responsável pelo futebol brasileiro e pela condução da Copa do Mundo 2014.
No Rio de Janeiro, a campanha ''Fora Marin!'' está dialogando diretamente com a vontade dos torcedores cariocas de impedir que o Maracanã seja elitizado e teatralizado. Afinal, o Maraca é pra quem? Da mesma maneira, os torcedores cariocas estão dando um aviso ao presidente da FERJ: O Maraca é pra quem? FORA MARIN! Se liga, Rubens Lopes!
Fundada em 13 de dezembro de 2010, a Frente Nacional dos Torcedores, que ficou conhecida nacionalmente na campanha “Fora Teixeira!”, luta por um futebol justo, democrático e popular”.