Blog do Mario Magalhaes

Bela sacada de Zubizarreta: Barça de Guardiola era contracultura do futebol

Mário Magalhães

Zubizarreta, então diretor de futebol, na apresentação de Suárez no Barcelona- Foto reprodução

 

Antigo goleiro da seleção espanhola, o basco Andoni Zubizarreta participou como diretor de futebol do maior turbilhão do mundo da bola no século 21, o Barcelona treinado por Pep Guardiola.

Zubizarreta e Guardiola eram titulares no Barça de Johan Cruijff que perdeu para o São Paulo de Telê Santana o Mundial de 1992.

Desde que o técnico Pep deixou, por vontade própria, o clube catalão em meados de 2012, ele e Andoni nunca mais se falaram.

Foi o que Zubizarreta contou em entrevista ao jornal espanhol ''Marca''.

Ele disse que a partida de Guardiola talvez tenha sido sua maior derrota como executivo.

E olha que ele teve outra grande. Foi demitido em janeiro de 2015, em meio à crise com revés em campo e confronto entre Messi e o treineiro Luis Henrique.

Na sua gestão, chegaram à equipe Neymar e Suárez. Zubizarreta não teve tempo de curtir, no cargo que ocupava, o trio MSN conquistar os títulos europeu e planetário.

Há muita coisa interessante na entrevista. Zubizarreta confirma que Suárez não era a primeira opção para contratar, e sim o Kun Agüero. Sou mais o Suárez, mas falar agora é fácil. Não sei quem escolheria lá atrás.

O momento mais inspirado é este: ''Pep trouxe ao Barça algo totalmente diferente, um olhar inovador, distinto, contracultural. Ele via coisas que nós não víamos''.

Zubizarreta matou a charada: o Barcelona de Guardiola (2008-2012) foi o triunfo da contracultura no futebol.

Como tantas vezes, a contracultura se tornou _ou vai se tornando_ hegemônica e perdeu a condição anterior.

Mas permanece o encanto.

( O blog está no Facebook e no Twitter )