Rio, São Paulo e BH lideram ranking de cidades com mais protestos na Copa
Mário Magalhães
Embora os protestos populares previstos para o período da Copa do Mundo tenham reunido muito menos participantes que durante a Copa das Confederações, no ano passado, ao menos 144 manifestações foram marcadas nas redes sociais para as 12 cidades-sede do Mundial de 2014. É provável que todas ou quase todas tenham de fato ocorrido.
O Rio, onde será disputada a final de domingo, lidera o ranking de protestos, com 47. É seguido por São Paulo, palco da abertura e da semifinal de logo mais, com 28. E por Belo Horizonte, onde a Alemanha humilhou ontem o Brasil, com 11.
Os números constam de um levantamento produzido pela Textual Digital e ao qual o blog teve acesso exclusivo. A pesquisa é relativa a 32 dias: de 5 de junho, uma semana antes do início da Copa, ao domingo passado, 6 de julho.
Os atos públicos foram convocados nas redes sociais com palavras de ordem contra o Mundial ou decisões de governos relativas à competição, como o emprego de verbas públicas em estádios e a permissão de ingerência excessiva da Fifa no país.
Novas manifestações devem ocorrer até o domingo.
Cidades e protestos agendados de 5 de junho a 6 de julho de 2014:
Rio de Janeiro: 47
São Paulo: 28
Belo Horizonte: 11
Fortaleza e Porto Alegre: 10
Brasília: 9
Salvador e Recife: 7
Curitiba e Natal: 5
Cuiabá: 3
Manaus: 2
Total: 144
Fonte: Textual Digital.