Blog do Mario Magalhaes

Golpe e covardia: será que a Lusa cairia se fosse Fla, Flu ou Corinthians?

Mário Magalhães

blog - carequinha

Carequinha: quando a palhaçada era engraçada – Foto reprodução UOL

 

( O blog agora está no Facebook e no Twitter )

A Justiça, inclusive a desportiva, seria cega, surda e muda. Alguém acredita mesmo em tal lorota?

Que alma crédula ousaria prognosticar que, se no lugar da Portuguesa, estivessem as grandes potências do futebol nacional, em matéria de torcida e dinheiro, o clube estaria ameaçado de ser rebaixado pelo tapetão?

É possível supor que, se um gigante como Flamengo e Corinthians, as maiores audiências da TV, pudesse perder no tribunal o status de elite futebolística conquistado em campo, os meios de comunicação lavariam as mãos como tantos lavam agora?

O que se prepara contra a Portuguesa é a maior covardia do esporte brasileiro em muito tempo. Se fosse Galo ou Colorado, ninguém nem sequer insinuaria a queda para a Segundona.

Outro aspecto, igualmente relevante, é o do mérito. Está claro que a comissão técnica do clube do Flávio Gomes _e talvez a diretoria_ ignorava a suspensão do famoso quem Héverton, que entrou no final de um jogo que nada decidiu.

Aplicar a lei ao pé da letra implica, como sabe qualquer calouro de Direito, interpretá-la.

Isso significa que, se dois irmãos estão limpando um revólver, e um deles mata o outro com um disparo acidental, o sobrevivente não deve ser condenado por homicídio. Porque não foi por querer, isto é, inexistiu dolo. O texto frio do Código Penal pune homicídio. Mas como não houve deliberação em matar, não se pode castigar o irmão que atirou.

É o que ocorre com a Lusa, evidentemente.

Além do mais, em episódios nos quais a irregularidade não foi cometida de propósito, não se pode conspurcar os feitos com a bola rolando, como ensinou o procurador do STJD em 2010, protegendo com razão o que o Fluminense obtivera jogando.

Embora eu seja Flamengo, assisti no estádio a muitas partidas do Fluminense na terceira divisão. Acompanhava amigos tricolores e torcia por seu clube. Mas não por causa dos amigos, para ser sincero, e sim pelo Parreira, que abrira mão de muito mais dinheiro oferecido por outras agremiações, pelo prazer de ajudar seu clube de coração.

O Fluminense papou o título e pulou direto para a Primeirona, a bordo do tapetão.

Seria uma vergonha ser beneficiado agora por um golpe contra a Portuguesa.

Sim, o que se trama contra a Portuguesa é um golpe, talvez para celebrarem os 50 anos de outro golpe, em 1º de abril do ano que vem.