Blog do Mario Magalhaes

Quem será o próximo otário a apostar em Luxemburgo?

Mário Magalhães

O tempo passou na janela, e só o Vanderlei não viu

( Para seguir o blog no Twitter: @mariomagalhaes_ )

Como se sabe, o “Luxemburgo” no meio do nome de Vanderlei da Silva é um tributo de seu pai, comunista, à militante polaco-alemã Rosa Luxemburgo, assassinada em 1919. Rosa era uma revolucionária. Seu xará tropical parece que parou no tempo, sem evoluir, um conservador.

O homem que parou no tempo assistiu de camarote à eliminação de sua equipe na Libertadores. Não estava no banco porque, feito um iniciante encrenqueiro, meteu-se em confusão depois de uma classificação sacramentada, e lhe tascaram um gancho.

Do camarote, testemunhou o Grêmio só se defender, como evidentemente planejara. É uma maldade contra o chileno Vargas responsabilizá-lo pela derrota de 1 a 0 para o Santa Fé, por ter perdido o gol salvador pouco antes do fim. O problema é que o time só atacou no final.

Claro que o trabalho de Luxemburgo no clube porto-alegrense não deve ser julgado só por ontem. E sim pelo conjunto da obra, como o fiasco no Gauchão 2013. Ou o revés em casa para o Huachipato, na Libertadores. Ou os surtos suicidas do zagueiro Cris, (ex) jogador avalizado por Luxemburgo.

Tudo com um elenco caríssimo, capaz de render muito mais.

Fracassos como o da Libertadores não são novidade para o técnico nos últimos anos. É só perguntar aos torcedores de Flamengo, Atlético-MG e Santos _não vale considerar campeonatos estaduais, pequenos demais para quem tem o cartel e a banca de Luxa. O Vanderlei de hoje é um simulacro do técnico que já encantou o país.

É difícil identificar quando sua carreira degringolou, mas suponho que a decadência esteja relacionada à ambição desmedida de administrar esferas de poder muito além das de um treinador. Perdeu o foco, esqueceu de estudar. O tempo passou na janela, e só Luxemburgo não viu. Hoje são muito mais eficientes profissionais como Tite, Abel, Mano, Cuca, Muricy, Oswaldo… a lista é extensa.

Nem por isso Vanderlei pena na rua da amargura, pois há sempre um clube disposto a lhe pagar salários estratosféricos em “projetos” que resultam em naufrágio, como agora com o Grêmio da Libertadores.

Talvez a arrogância caricatural do ex-lateral-esquerdo tenha um efeito sedutor inimaginável para seres normais. Mais provável é a crença dos dirigentes em um gênio da lâmpada que aparecerá para reconduzir Vanderlei à era de sucessos.

Vanderlei Luxemburgo não tem com o que se preocupar. Sempre haverá cartolas crédulos _eufemismo para otários_ dispostos a bancar seus “projetos”. Seja no Grêmio, continuando para o Campeonato Brasileiro, seja bem longe do Rio Grande do Sul.