Blog do Mario Magalhaes

Pesadelo de Copa sem Messi ameaça se tornar realidade. Seria triste demais

Mário Magalhães

Resultado de imagem para uol messi argentina

Suspenso por quatro jogos, Lionel Messi desfalcou a seleção argentina – Foto Mike Stobe/AFP

 

A ausência da Argentina da Copa do ano que vem não é prognóstico nem desejo do blog, mas deixou de ser elucubração de livre pensador para se tornar pesadelo. Menos pela seleção, que vem jogando um futebol pequenininho. E sim por Lionel Messi, que em 2018 completará 31 anos.

Os argentinos acabam de perder para a limitadíssima Bolívia por 2 a 0, na desigualdade perversa da altitude. Sem Messi, que horas antes do confronto em La Paz soube que havia sido suspenso por quatro partidas. O motivo foi ter xingado um bandeirinha brasileiro, na vitória sem brilho contra o Chile. Os palavrões não constavam da súmula original, noticiaram. O craque supremo, ainda assim, acabou castigado. Se insultos provocam gancho tão impiedoso, imagino que agressões a jogadores custem muito mais aos agressores. Só que não, pelo menos não sempre. E insinuavam que a Fifa armava para garantir Messi na Rússia…

Antes do revés de hoje, o time que um dia teve César Luis Menotti como técnico já demonstrava desempenho muito diferente com e sem Messi. Na falta dele, abocanhara sete pontos em sete jogos, 33% de aproveitamento. Com ele em campo, 15 pontos em seis jogos, salto para 83% (li no ''Olé''). Dois mundos. Quem tem Messi não fica fora da Copa, era a convicção no fim do ano passado. Sem ele, não dá para assegurar.

O bando treinado (sic) por Edgardo Bauza apareceu hoje desfigurado, devido aos muitos suspensos e contundidos. Mesmo antes, contudo, o coletivo não estava à altura dos talentos individuais. Incluindo Messi, que faz a diferença, mas só quis jogar de fato um tempo contra os chilenos. No outro, ficou paradão, com ares de aborrecido.

Quase tocando o céu, as coisas ficaram mais difíceis. Até Di María, o melhor dos visitantes, perdeu gol na cara do goleiro, noutro lance pisou na bola. Oxigênio escasso não é brincadeira. Arce abriu o placar para os donos da casa. Logo a Argentina perdeu Funes Mori, machucado. Marcelo Moreno, nosso velho conhecido, ampliou.

A cartolagem bandida não ajuda a seleção argentina, pelo contrário. A equipe está embolada, entre as que podem se classificar ou não _o Brasil disparou. Uma vaga na repescagem não seria tragédia.

Tragédia seria um Mundial sem Messi. Faltam quatro rodadas das Eliminatórias. O gênio só regressa na última. Está na hora de seus companheiros jogarem por ele. E por quem perde o sono ou se afoga em pesadelos ao pensar em Messi longe da Copa.

(O blog está no Facebook e no Twitter )