Blog do Mario Magalhaes

Ao aderir aos ‘fatos alternativos’, Fifa rouba dias de glória do futebol

Mário Magalhães

Resultado de imagem para uol sede da fifa

Uma entidade sombria, inimiga do futebol – Foto Arnd Wiegmann/Reuters

 

Até a grama devastada do Maracanã sabe da última da Fifa: como contou o repórter Jamil Chade, a entidade empenhada em demonstrar renovação teima em não reconhecer os campeões mundiais de clubes pré-2000.

Os condutores da máquina de fazer dinheiro às custas do futebol mantêm a decisão dos tempos do ex-presidente Joseph Blatter, afastado depois de falcatruas se tornarem públicas.

Devo estar doido. Jurava que no dia 12 de dezembro de 1993 cobrira em Tóquio o bi tricolor, ao lado dos colegas Jorge Araújo e Andréa Fornes. Abria assim a cobertura: ''O São Paulo conquistou ontem o bicampeonato mundial de clubes. É o maior triunfo da história de clubes brasileiros de futebol, ao lado dos dois títulos planetários do Santos (1962/63). Derrotou o Milan por 3 a 2. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Muller, a quatro minutos do final. 'Foi a vitória da fantasia contra um time aplicado, que parece uma máquina', disse o meio Toninho Cerezo, 38, o mais velho jogador em campo''.

De acordo com a Fifa, o confronto entre os campeões europeu e sul-americano não valeu o título mundial. Logo, Telê Santana teria passado pela vida sem ganhar um mundial.

Pelo mesmo critério, o Santos do Pelé jamais venceu um mundial, a despeito das conquistas de 1962 e 1963. No segundo jogo da disputa do bi, Almir Pernambuquinho jogou no lugar do rei. Esquentado como era, se ainda estivesse aqui, o Almir sairia no braço com os cartolas da Fifa.

O título da Copa Rio de 1951, comemorado pela torcida do Palmeiras como um mundial, também não é reconhecido. E isso que a Fifa já chancelara o clube como ''primeiro campeão global''. Mas, sustenta agora, não mundial.

O comunicado da sexta-feira é categórico: só são ''considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes'' os de 2000 em diante. Também tive o privilégio de cobrir este mundial, vencido pelo Corinthians no Maracanã. O Vasco foi vice.

Uma das minhas maiores alegrias, pelo visto, foi sonho e delírio: os 3 a 0 do Flamengo sobre o Liverpool, no Japão. Assisti à partida pela TV, na madrugada de 13 de dezembro de 1981. No primeiro tempo, enquanto o rubro-negro extasiava, um locutor, salvo engano o Léo Batista, informou que o general Jaruzelski dera um golpe de Estado na Polônia. Se prevalecesse a lei da Fifa, o Zico nunca teria sido campeão mundial. Mas foi.

Nem o Grêmio do Renato Portaluppi, autor dos dois gols na vitória de 2 a 1 sobre o Hamburgo em 1983.

O que a Fifa acha vale tanto quanto a palavra do Donald Trump. O presidente dos Estados Unidos vive a era dos ''fatos alternativos''. Noutras palavras, carentes de lastro na realidade. Sem eufemismos: mentiras.

O futebol é muito maior do que um Gianni Infantino, o presidente da Fifa, e toda a sua turma.

Dias de glória como aqueles em que tantos heróis se tornaram campeões mundiais não podem ser roubados na mão grande, como faz a entidade desmoralizada por tanta roubalheira.

A Fifa aderiu aos fatos alternativos.

Por mais que minta, não mudará a história, nem roubará o que foi conquistado em campo.

Saudade do Telê.

(O blog está no Facebook e no Twitter )