Blog do Mario Magalhaes

Se não há dois critérios, se cair Geddel, Temer tem de cair junto

Mário Magalhães

Resultado de imagem para uol michel temer

Michel Temer: La Vue – Foto Ueslei Marcelino/Reuters

 

É razoável supor que quem considerava grave a interpelação de Geddel Vieira Lima a Marcelo Calero considera igualmente grave a abordagem de Michel Temer ao então ministro da Cultura. Ambos, Temer e Geddel, com idêntico propósito: mudar, na marra ou com jeitinho, decisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Parecer do Iphan vetou a construção de um espigão de 30 andares, batizado La Vue, na orla de Salvador. O presidente e o ministro da Secretaria de Governo contrariaram-se com a decisão do instituto. Calero recusou-se a se curvar ao chefe e ao colega de Ministério. Pediu as contas.

Se não há dois pesos e duas medidas, se Geddel cair, Temer tem de cair junto.

Os louvaminheiros do presidente se apressarão em alegar: Geddel comprou apartamento no edifício, e Temer, não. Logo, seriam casos diferentes.

Não na essência, o ato de servidor público tentar interferir em atribuição de órgão público, o Iphan, para favorecer entidade privada, a construtora do prédio cafona.

Como não assisti a uma só aula de direito, abstenho-me, por inépcia, de tipificar eventuais crimes que poderiam ter sido cometidos.

Socorrem-me os repórteres Camila Mattoso e Leandro Colon. De acordo com integrantes do Ministério Público Federal, um dos crimes a investigar seria o de ''advocacia administrativa, tipificada pelo artigo 321 do Código Penal. Trata-se do ato de 'patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário'''.

O outro, crime de responsabilidade.

Além de Temer e Geddel, o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) também reconheceu ter falado com Calero sobre o não aos 30 andares projetados para o La Vue.

A despeito de malabarismos retóricos, eis a real: se não houver critérios distintos, Geddel, Padilha e Temer estão no mesmo barco, inclusive na hipótese de naufrágio.

P.S.: no fim da manhã, Geddel caiu; estão faltando duas cartinhas de demissão…

(O blog está no Facebook e no Twitter )