Blog do Mario Magalhaes

Lançamento do livro ‘100 Melhores Filmes Brasileiros’ rola 6ª-feira no Rio

Mário Magalhães

 

Boa nova: o livro ''100 Melhores Filmes Brasileiros'' será lançado nesta sexta-feira, a partir das 19h, na Livraria Blooks de Botafogo.

A coletânea apresenta uma centena de ensaios, de autoria de uma centena de críticos de cinema, sobre uma centena de filmes.

Nove autores participarão da noite de autógrafos, incluindo a Roni Filgueiras, crítica inspirada e contemporânea querida dos tempos de faculdade.

Roni escreveu sobre ''Ganga Bruta'', clássico de Humberto Mauro da década de 1930.

Até amanhã, na Blooks!

(Abaixo, o blog reproduz o release.)

*

Livro ‘100 Melhores Filmes Brasileiros’ terá lançamento no Rio

Na próxima sexta-feira, dia 25, acontece o lançamento no Rio da publicação 100 Melhores Filmes Brasileiros, organizada pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), editora Letramento e Canal Brasil, e que reúne ensaios dos mais representativos críticos e estudiosos de cinema em atividade sobre os filmes que se destacaram na história de nossa cinematografia.

A noite de autógrafos carioca, que ocorrerá na Livraria Blooks, dentro do Espaço Itaú de Cinema, reunirá nove dos 100 colaboradores de todo o Brasil desta obra que se destaca pela abrangência de gêneros, metragens e períodos históricos que abarcam a seleção das melhores produções nacionais. Paulo Henrique Silva, presidente da associação, adianta que 100 Melhores Filmes Brasileiros é o primeiro de uma série de livros que serão publicados pela Abraccine nos próximos anos. ''No início de 2017 deverá ser lançado Bernardet 80 Anos: o Impacto de seu Pensamento no Cinema Brasileiro, sobre um dos principais teóricos de cinema do Brasil e do mundo, que completou 80 anos em agosto''.

O livro teve lançamentos regionais, seguindo o calendário dos festivais de cinema (Gramado, Brasília, Mostra de São Paulo) e feiras de livros e continuará em várias praças em 2017. A edição também  inspirou um ciclo com 20 títulos, de setembro até este mês, exibidos no Canal Brasil. Entre os críticos do Rio estarão na livraria de Botafogo: André Miranda (crítico de O Globo, que assinou Vidas Secas), Daniel Schenker (O Globo, que escreveu sobre Anjos do Arrabalde: as Professoras), Francisco Russo (Pra Frente, Brasil), Lucas Salgado (Edifício Master), Marcelo Müller (do site Papo de Cinema analisou Santiago), Ricardo Cota (A Hora e a Vez de Augusto Matraga), Roberto Cunha (Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro), Roni Filgueiras (analisou o clássico Ganga Bruta) e Susana Schild (O Globo, A Hora da Estrela).

Sobre o livro

Publicação de grande contribuição aos estudos sobre a sétima arte no Brasil, Os 100 Melhores Filmes Brasileiros tem confecção luxuosa, em formato de livro de arte com páginas fartamente ilustradas. São 100 autores, entre associados da entidade criada em 2011 e convidados, que buscaram um viés ensaístico, resultando em análises que certamente se tornarão referência no estudo dos filmes selecionados, partindo de Limite, a mais antiga produção presente na lista, lançada em 1931, e primeira colocada.

Entre as obras analisadas, há desde produções de clássicos diretores, como Glauber Rocha, Leon Hirszman, Nelson Pereira dos Santos, Eduardo Coutinho, Paulo Cezar Saraceni, Rogério Sganzerla e Carlos Reichenbach, a filmes recentes, a exemplo de Cidade de Deus, Central do Brasil, O Palhaço e Que Horas Ela Volta?, o mais jovem da lista.

A escolha dos filmes teve como base uma votação promovida pela Abraccine no ano passado, com 100 associados e convidados de todo o Brasil, divulgada em novembro. É a primeira vez que uma publicação reúne, nessa seleção, curtas-metragens, representados por obras como Di e Ilha das Flores.

Serviço

Lançamento do livro 100 Melhores Filmes Brasileiros no Rio de Janeiro

Sexta-feira, 25 de novembro, a partir das 19h

Livraria Blooks, Espaço Itaú de Cinema

Onde: Praia de Botafogo, 316 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22250-040

Telefone: (21) 2559-8750

(O blog está no Facebook e no Twitter )