Blog do Mario Magalhaes

Cadê Cabral? Está em cana!

Mário Magalhães

Sérgio Cabral: acabou a brincadeira?; atrás dele, o educador Júlio Lopes – Foto Carlos Magno/CCS

 

Outro dia o blog perguntava: ''Cadê Cabral?''

Desde hoje bem cedinho já se conhece a resposta: está em cana.

O ex-governador Sérgio Cabral foi preso pela Polícia Federal. Ele é investigado por falcatruas com verbas federais empregadas _ou que deveriam ter sido_ em obras públicas no Estado do Rio.

Cabral elegeu-se dez anos atrás com o apoio do ex-governador Anthony Garotinho.

Sucedeu a governadora Rosinha Garotinho.

Garotinho e Cabral romperam.

Agora, se reencontram.

Na cadeia.

Eis o post publicado em 6 de julho:

*

Cadê Cabral?

Não que sejam injustas as manifestações que se ampliam no Rio contra o governador licenciado Luiz Fernando Pezão e o governador em exercício Francisco Dornelles.

Mas elas não fazem justiça plena à história quando omitem ou subestimam a condição protagonista de Sérgio Cabral, o artífice supremo das políticas que empurraram o Estado à bancarrota, às vésperas dos Jogos Olímpicos.

A indigência descrita no decreto de calamidade pública assinado por Dornelles e sentida no cotidiano dos cidadãos é fruto do que o antigo governador semeou.

Foi Cabral quem indicou seu vice para sucedê-lo, bem como quem abençoou a chapa com Dornelles secundando Pezão. Indicara Eduardo Paes para concorrer à Prefeitura do Rio. Costurou os acordos que permitiram até há pouco a convivência desarmada entre os próceres do PMDB fluminense _ele, Paes, Pezão e o cada vez mais influente Jorge Picciani, presidente da Assembleia Legislativa.

Em vez aproveitar o boom do petróleo e outras commodities para o desenvolvimento social do Rio, Cabral viveu os dias de dinheiro farto em relações promíscuas com empresas privadas.

A farra na França com o empreiteiro Fernando Cavendish retratou o despudor.

As ditas delações premiadas de executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez informam a tabela que estimulava a excitação em convescotes como o parisiense: o governador embolsaria propina de 5% do orçamento nominal das obras públicas.

No Maracanã, em cuja reconstrução foi dilapidado R$ 1,2 bilhão, o agrado teria alcançado R$ 60 milhões.

A empreitada foi tocada pelas duas construtoras cujos funcionários agora denunciam corrupção de Cabral, mais a Delta de Cavendish.

Gente próxima a Sérgio Cabral vinha dizendo nos últimos tempos que tudo o que ele desejava daqui em diante era gozar a vida. Sem ambições políticas maiores, ao menos eleitorais.

Desde as Jornadas de Junho de 2013, quando centenas de milhares de pessoas o xingaram, o antigo governador sabe que suas possibilidades nas urnas se extinguiram.

Para emplacar na eleição de 2014, Pezão teve de esconder o padrinho. Só levou devido à rejeição de Marcelo Crivella, decorrente do vínculo do senador com a Igreja Universal do Reino de Deus.

Cabral tornou-se carente de votos, não de poder. O tipo sorridente que gargalhava com Lula articulou os votos da bancada do PMDB do Rio para defenestrar Dilma Rousseff.

Com Cavendish em cana, cresce o perigo para ele, que permanece entocado _e intocado. Já não circulava pelas ruas, por temer reações.

De vez em quando é lembrado. Na semana passada, professores da Uerj protestaram no Leblon em frente ao prédio onde mora o ex-governador. Gritaram ''não tem arrego/ você tira o meu salário/ e eu tiro o seu sossego''.

Não é esse, contudo, o tom geral. Dornelles exerce ou aparenta exercer o governo, Picciani pretende sucedê-lo num arranjo dias após a Olimpíada, Pezão luta para sobreviver. E Sérgio Cabral?

O ex-comunista, ex-tucano e eternamente dono de alma peemedebista continua sumido, sem se pronunciar sobre a ruína do Estado.

Ninguém é tão responsável por tantas desgraças como ele, ainda que os sócios sejam numerosos.

É hora de Sérgio Cabral falar.

E de responder à Justiça, para ser condenado ou absolvido.

Cadê Cabral?

(O blog está no Facebook e no Twitter )