Blog do Mario Magalhaes

Útil ao impeachment, Eduardo Cunha parece ter espécie de salvo-conduto

Mário Magalhães

Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados – Foto Ueslei Marcelino/Reuters

 

A desastrosa segunda administração Dilma Rousseff e a imensa rejeição à presidente fizeram muita gente se esquecer de Eduardo Cunha, o timoneiro do processo de impeachment.

Quantos ainda se lembram que há 18 dias o Supremo Tribunal Federal transformou o presidente da Câmara em réu? Por unanimidade. Acusado de corrupção e lavagem de dinheiro na roubalheira da Petrobras. O deputado teria embolsado a propina de US$ 5 milhões em contratos investigados pela Operação Lava Jato.

Meses antes, em outubro, haviam sido descobertas quatro contas secretas de Cunha na Suíça.

Achou pouco? No finzinho de janeiro, dois empreiteiros informaram a existência de mais cinco contas não declaradas pelo deputado. ''Todos os pagamentos [alegadamente ilegais] feitos a Eduardo Cunha foram no exterior'', disse um empresário.

Parece coisa grande demais, difícil de entender? Troquemos o atacado pelo varejo, nesta notícia de novembro: ''O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), usou parte de sua verba parlamentar para abastecer a frota de carros de luxo da Jesus.com e da C3 Produções, duas empresas que declara ter em sociedade com a mulher, a jornalista Claudia Cruz''.

Para 69% dos brasileiros consultados pelo mais recente Datafolha, o governo Dilma é ruim ou péssimo. Não fui entrevistado. Se tivesse, responderia ''péssimo''.

O que não impede de observar que o processo de impeachment da presidente é influenciado decisivamente pelo capo da Câmara.

Ao contrário de Cunha, Dilma não foi declarada suspeita (indiciada pela polícia) ou acusada (denunciada pelo Ministério Público) por corrupção. Ao menos até hoje.

Cunha é o condutor do processo que entregaria o Planalto ao seu correligionário Michel Temer. O PMDB deixaria de ser intermediário, como foi com Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Controlaria diretamente o governo, driblando o escrutínio do voto popular.

''O impeachment só está acontecendo por causa do Eduardo Cunha'', atesta seu aliado Paulinho da Força, possível ministro em um governo Temer.

Para acelerar o impeachment, até na sexta-feira houve sessão na Câmara, algo raro.

Em contraste com a letargia da Comissão de Ética encarregada do processo de cassação de Cunha por quebra de decoro parlamentar.

A comissão de deputados federais que analisará o pedido de impeachment é dirigida por fiéis companheiros de Eduardo Cunha.

Dos 65 integrantes, 40 receberam doações de empresas investigadas na Lava Jato.

De fato, muita gente se esqueceu de Eduardo Cunha.

Entre os de boa memória, há quem julgue legítimo poupar o deputado para derrubar a presidente constitucional. Conforme tal raciocínio, os fins justificariam os meios.

O processo na Câmara está tisnado pela presença e poder de Eduardo Cunha, que parece ter um salvo-conduto para continuar a fazer o que faz.

( O blog está no Facebook e no Twitter )