Blog do Mario Magalhaes

PMs matam 10, matam menino Jesus, matam inocente, forjam prova. Dá em nada!

Mário Magalhães

Em protesto, mãe exibe foto do menino Eduardo de Jesus Ferreira, 10

A mãe, Maria, e o filho Jesus – Foto Renato Moura/Voz das Comunidades

 

Uma sucessão de decisões da Polícia Militar e da Polícia Civil do Rio constitui incentivo, involuntário ou não, para que a violência de PMs acumule mais mortes de inocentes no Estado.

A última notícia foi a conclusão da Corregedoria da Polícia Militar sobre a morte de dez pessoas por PMs no complexo da Maré, em junho de 2013 (leia aqui reportagem). O Bope só descreveu seis óbitos. Ao menos um morto estava desarmado.

''Dizer que não houve excesso até na morte de um garçom, morto trabalhando, é completo absurdo'', afirmou o geógrafo Jailson de Souza e Silva, uma das melhores cabeças do Rio, à repórter Bruna Fantti.

A ira do Bope foi despertada pela morte de um sargento do batalhão, horas antes. Quando os policiais entraram na Maré, produziram uma dezena de cadáveres e saíram ilesos. 10 a 0 não é placar de confronto, mas de chacina.

Na semana passada, a Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, recusou-se a indiciar o PM que sabidamente matou em abril o menino Eduardo de Jesus. Filho de Maria e José, Jesus, 10, foi alvejado na cabeça com tiro de fuzil, diante da sua casa, no complexo do Alemão.

O relatório do inquérito sustenta que o PM atirou em legítima defesa, ao ser surpreendido por disparos de traficantes de drogas. O tal tiroteio é controverso. Numerosas testemunhas asseguram que ele inexistiu.

Ainda que tenha ocorrido o ataque de traficantes, por que o PM, com uma criança a 5 metros dele, revidou, em vez de se proteger, vendo o menino na linha de tiro? Ou não enxergou Jesus tão pertinho?

A Anistia Internacional qualificou como ''aberração'' a versão bancada pela Divisão de Homicídios.

Uma semana antes da aberração, a repórter Adriana Cruz revelou que um oficial da PM, condenado por forjar prova contra manifestante em 2013, hoje assessora o chefe do Estado-Maior da corporação.

A lição aos jovens soldados? Apronte o que quiser, dá em nada.

Infelizmente, não acabou: anteontem, um rapaz de 21 anos fez uma brincadeira com um amigo no Engenho de Dentro, e um PM tacou-lhe fogo (leia aqui). Assassinou-o, isso mesmo. De graça.

Foi aberto inquérito para investigar homicídio proposital, mas o atirador está em liberdade. Esse mesmo PM matou em 2013 um modelo e promotor de eventos. O policial estava à paisana, de folga e com a arma de trabalho. Envolveu-se numa discussão e fuzilou. No que deu? Adivinha… Quer dizer, deu noutra morte, de um inocente, na terça.

A impunidade é o maior estímulo para que a truculência e a barbárie prevaleçam.

Quase sempre contra pessoas pobres e negras.

Um massacre seletivo e covarde.

A lei só vale para alguns?

Há salvo-conduto para o crime?

( O blog está no Facebook e no Twitter )