Blog do Mario Magalhaes

Financiamento coletivo busca reeditar livro ‘Zé’, uma história da ditadura

Mário Magalhães

 

O jornalista e escritor Samarone Lima, talento polivalente incomum entre o povo das letras, é craque tanto na poesia quanto na prosa. Com seis livros lançados, vai para o sétimo antes do fim do ano.

Em 1998, ele publicou a reportagem biográfica ''Zé'', pela Mazza Edições. O livro esgotou faz quinze anos.

''Zé'' conta a história de José Carlos da Mata Machado, militante de esquerda assassinado sob tortura em 1973, na unidade do Recife do Destacamento de Operações de Informações.

No vídeo lá do alto, que pode ser visto clicando na imagem ou aqui, o Samarone fala mais sobre o livro e o financiamento coletivo lançado para tentar reeditá-lo.

Há bons motivos para reeditar ''Zé'', a começar pela evidência de que conhecer o passado nunca fez mal, pelo contrário, às sociedades.

Outro é que, nos últimos tempos, acumularam-se numerosas informações novas sobre a morte de Mata Machado e companheiros próximos dele, alguns desaparecidos até hoje.

Como sabe todo mundo que escreve não ficção, apuração dá trabalho e não sai de graça. O financiamento coletivo servirá para bancar viagens, hospedagem e outros custos decorrentes de entrevistas, pesquisas em arquivos, edição, transcrição das entrevistas e impressão dos livros.

Valem contribuições a partir de R$ 10. Dependendo do valor, quem ajuda recebe de exemplar do livro a direito de participar de oficina literária conduzida pelo Samarone.

Para contribuir, via Catarse, é só clicar neste link, onde também há farta informação sobre o projeto e o autor.

O Samarone tem um blog de crônicas, ''Estuário'', e um de poesias, ''quemerospoemas''.

Ele é da turma do Arraes, do dom Hélder e do Xico Sá: a gente pensa que são pernambucanos, mas vieram do Ceará. Tudo boa gente.

'Bora, pessoal, contribuir!

( O blog está no Facebook e no Twitter )