Blog do Mario Magalhaes

É mais fácil eu entender o que é neutrino que o Brasil ficar fora da Copa

Mário Magalhães

Quando ele voltar, a seleção embalará rumo à Rússia – Foto Jeremy Lee/Action Images/Zuma Wire

 

Um cientista japonês e um canadense foram anunciados nesta semana vencedores do Prêmio Nobel de Física. Parece que eles provaram que os neutrinos têm massa. Digo parece porque não faço ideia do que seja neutrino. Para falar a verdade, se tiver que explicar o que é massa, vou me complicar.

É mais fácil eu aprender o que é neutrino do que a seleção não ir à Rússia daqui a menos de três anos. Como nunca aprenderei, não tem como não disputarmos o 21º Mundial, que também será o nosso 21º. Exclusividade planetária, nunca ficamos fora. O Brasil estará, sim, na Copa de 2018.

A seleção pode até levar uma piaba do Chile hoje à noite e um chocolate da Venezuela, na terça. Mas terá tempo para se recuperar e conquistar uma vaga na Copa.

Com tantas incertezas e perrengues, três pontinhos nas duas rodadas iniciais das Eliminatórias já seriam largada honrosa. Quatro, muito boa. Seis? Tim-tim.

O Brasil se classificará por alguns motivos, que não estão em ordem:

1) tem mais time que ao menos sete adversários (dez seleções participam). A Argentina completa é superior. O Chile, equivalente. Há quatro vagas diretas para o Mundial;

2) camisa influencia. Com todos os tropeços, o verde-amarelo ainda contribui para desequilibrar;

3) a equipe é limitada, mas não horrível. Passionais, costumamos achar que é tudo ou nada. Lembramos o humilhante 7 a 1, mas esquecemos que alcançamos a semifinal da Copa. Aos trancos e barrancos, o Brasil foi semifinalista em 2014;

4) se houver uma catástrofe durante as Eliminatórias, o Dunga cairá, e outro técnico assumirá. Há muitos interesses financeiros (mais) e esportivos (menos) para que se assista de camarote a eventual vexame, sem mudanças. Em algum momento, a coisa engrenará. Até porque o elenco não é um espetáculo, mas reúne jogadores de alguns dos clubes mais fortes da Europa;

5) o mais importante é que o Brasil conta com um dos três melhores jogadores da face da Terra. Suspenso, Neymar não estará presente nas duas partidas inaugurais. Quando nosso dom Sebastião se incorporar ao time, a seleção embalará.

Não existe, no futebol, o Brasil fora da Copa.

( O blog está no Facebook e no Twitter )