Blog do Mario Magalhaes

São Paulo: Marcia Camargos e Carla Caruso lançam livro ‘Diálogos de Samira’

Mário Magalhães

blog - diálogos de samira

 

Sempre tive, continuo a ter, aversão a livros que transformam matéria-prima fascinante em palavras aborrecidas que só por decreto impedem o leitor de se livrar delas. Por decreto entenda-se exigência escolar e acadêmica. O livro, didático ou não, que colégios e faculdades obrigam o aluno a ler, caso não queiram ser reprovados.

Da mesma forma, nunca entendi como alguém é capaz de, ao contar e ensinar histórias fabulosas, fazer com que quem as ouve peleje contra o sono e torça para a aula acabar logo. Existe gente assim, mas aposto que é minoria, responsável por muitos estudantes rejeitarem disciplinas encantadoras como história e geografia. O problema não é das matérias, mas do modo enfadonho como às vezes são ministradas.

O contrário de tudo isso é o livro de Marcia Camargos e Carla Caruso que está saindo do forno, ''Diálogos de Samira: Por dentro da guerra da Síria'' (Moderna).

Em São Paulo, o lançamento será nesta terça-feira, a partir das 19h, na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros).

Destinado a alunos do oitavo e nono anos do ensino fundamental, o livro infantojuvenil de ficção pode ser lido com interesse por qualquer pessoa, incluindo adultos (devorei-o inteirinho). É acompanhado por um roteiro para orientar o professor. Como é muito bem escrito, merece ser lido mesmo sem recomendação docente.

''Diálogos de Samira'' conta a troca de correspondência entre a menina do título, uma brasileira de 12 anos, e um garoto sírio, Karim, de 13, refugiado no Líbano. Karim e os pais deixaram seu país devido à guerra.

Em meio às histórias cotidianas e descobertas de cada um _Samira ainda espera seu primeiro beijo na boca_, as autoras reconstituem a tragédia na Síria e arredores. Contam a história da região séculos antes de Cristo e os devastadores confrontos bélicos e massacres contemporâneos. Apresentam os costumes e ideias do islamismo. E incentivam a tolerância com a diferença e os diferentes.

Marcia e Carla mostram como é possível educar, abordando assuntos complexos, sem fazer da educação um martírio. ''Diálogos de Samira'' é literatura prazerosa que também dá lições. Karim tem um segredo, que só ao fim da narrativa se revela. Os campos de refugiados estão repletos de meninos como Karim.

Abaixo, o blog reproduz o release da editora.

( O blog está no Facebook e no Twitter )

*

Costumes e cultura do mundo islâmico são temas de novo livro da Editora Moderna

Assunto recorrente, obra mostra, por meio de ficção, a guerra na Síria e a situação dos povos que vivenciam esse conflito

Lançamento da Editora Moderna, Diálogos de Samira: por dentro da guerra síria é um infantojuvenil que trata de um tema atualíssimo. Por meio desta ficção, as autoras Marcia Camargos e Carla Caruso apresentam as visões e costumes de um garoto islâmico e uma menina brasileira.

O texto narra a história de Samira, que vive no Brasil, e Karim, obrigado a deixar Aleppo, sua cidade natal, e tudo o que mais gostava, para morar em um campo de refugiados no Líbano. Com 12 e 13 anos, respectivamente, os jovens correspondem-se por e-mails e cartas.

Situados em realidades diferentes, Samira e Karim trocam confidências e explicam um para o outro suas tradições, raízes culturais e expectativas, o que faz com que acabem olhando o mundo de outra forma.

Dirigido a adolescentes, o livro vem contribuir para melhor entendermos o universo islâmico e o conflito sírio, que se prolonga desde 2011. Ao final, traz um pequeno dicionário com expressões e palavras em árabe, além de definições de Al Qaeda, Estado Islâmico, Hezbollah, xiita, sunita e alauita, entre outros termos deste contexto sobre o qual muito se fala, mas pouco se conhece de fato.

Sobre as autoras

Marcia Camargos

Nascida em Belo Horizonte, em 2011 recebeu o titulo de cidadã paulistana, concedido pela Câmara dos Vereadores da cidade. Jornalista com pósdoutorado em História pela USP, é coautora de ''Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia'', prêmios Jabuti e Livro do Ano de 1998, pela CBL. Sócia da Usina de Conteúdo, produtora cultural especializada em temas brasileiros, tem 25 livros publicados para adultos e jovens.

Carla Caruso

Nasceu em São Paulo, e hoje vive entre sua cidade natal e Montevideo, no Uruguay. Conhecida escritora de livros infantojuvenis, é também ilustradora. Formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Há dez anos trabalha como professora de literatura e criação literária em espaços públicos como bibliotecas, escolas e presídios. Recebeu o prêmio Abril de Jornalismo pela Edição Especial Almanaque Recreio (Ed. Abril, 2004) e ganhou o prêmio Jabuti, por Almanaque dos sentidos (Ed. Moderna, 2010).