Blog do Mario Magalhaes

Autor do furo sobre aeroporto em terra de parente de Aécio rebate cascatas

Mário Magalhães

Vista do aeroporto de Cláudio, construído na gestão Aécio

Aeroporto de Cláudio (MG), construído na gestão do governador Aécio Neves – Foto Alexandre Rezende/Folhapress

 

Poucas incompreensões sobre o jornalismo são tão graves quanto confundir suas atribuições com as da polícia (que aponta suspeitos), do Ministério Público (acusa) e da Justiça (julga).

O papel social do jornalismo é informar.

Foi informação inédita, relevante e rigorosa que o repórter Lucas Ferraz ofereceu aos leitores e cidadãos no ano passado, em reportagem sobre a construção de um aeroporto na cidade mineira de Cláudio quando Aécio Neves era o governador de Minas Gerais.

O aeroporto foi construído com recursos públicos, em terras de parente do hoje senador.

O Ministério Público pediu o arquivamento da investigação. Em artigo publicado no domingo, Lucas Ferraz explica por que essa decisão deve ser cobrada _ou celebrada…_ dos promotores, e não do jornalismo. E desmonta, item por item, cascatas propagadas sobre o episódio.

O blog reproduz na íntegra o artigo do repórter, veiculado na ''Folha'':

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Inverdades sobre o aeródromo de Cláudio

O arquivamento do caso não apaga os fatos levantados e comprovados em uma investigação jornalística legítima e autônoma

Por Lucas Ferraz

O jornalista norte-americano Henry Louis Mencken, mestre das tiradas antológicas, cunhou uma, há quase um século, que caberia perfeitamente no Brasil destes tempos: ''É difícil acreditar que um homem esteja dizendo a verdade quando você sabe muito bem que mentiria se estivesse no lugar dele''.

Lembrei-me da frase de Mencken ao ler o artigo do deputado federal Domingos Savio (PSDB), publicado neste espaço no domingo passado (16), sobre a construção do aeroporto de Cláudio, em Minas Gerais, erguido em terras de um familiar do senador Aécio Neves (PSDB). A obra do Executivo mineiro foi concluída em 2010, no final do segundo mandato do tucano no Estado.

Citando o recente arquivamento de investigação do Ministério Público de Minas Gerais, que pela segunda vez apurou o caso e não encontrou irregularidades na construção da pista, o deputado cobra reparação a Aécio, que teria sido injustiçado por uma ''falsa acusação''. Classificando a reportagem de ''ficção'', ele escreve que a história ''não é'', como ''nunca foi'', verdadeira.

Ao defender o aliado, o presidente do PSDB de Minas omite e falseia deliberadamente informações que foram publicadas nesta Folha.

Logo ele, cuja atuação parlamentar se entrelaça com a história do aeródromo: o deputado batizou o local, por meio de lei aprovada no Legislativo mineiro, com o nome do finado Oswaldo Tolentino, um dos tios-avôs de Aécio e irmão de Múcio, o proprietário do terreno desapropriado para o aeroporto.

Todos os detalhes do episódio –a obra ao custo de R$ 14 milhões, a antiga pendência judicial pela posse da área, o funcionamento irregular e privado da pista, que era controlada por familiares de Aécio– foram relatados e documentados em reportagem de minha autoria, publicada em julho de 2014.

A 6 km da pista está a fazenda da Mata, da família do senador e um de seus refúgios preferidos, descrita por ele, à revista ''Piauí'', como o ''meu Palácio de Versalhes''.

Além de informações extraídas de documentos judiciais e do governo estadual –todos públicos–, duas fontes primárias foram fundamentais para sustentar o relato exposto no jornal. As declarações, gravadas, foram apagadas da memória de conveniência do deputado.

Domingos Savio afirma que, à época das reportagens, a gestão do aeroporto já era de responsabilidade da Prefeitura de Cláudio, que teria também as chaves da pista.

O que emerge da reportagem é outra coisa: o chefe de gabinete da prefeitura não soube explicar o funcionamento do aeroporto, pois este não era controlado pela administração municipal, mas, sim, pela família de Múcio Tolentino.

O filho de Múcio confirmou que a família tinha a posse das chaves. Disse que abriria a pista para quem precisasse utilizá-la, sem custo algum, e ressaltou: ''O aeroporto, para todos os efeitos, ainda é nosso''.

Quatro anos depois de ser construído, era esse o panorama do aeródromo: além do controle privado, ele operava de forma irregular, sem a homologação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Todos esses fatos não sofreram reparo, nem judicial nem editorial. Houve só um equívoco, corrigido na seção ''Erramos'' do jornal: o aeródromo de Cláudio tem capacidade para receber aeronaves com no máximo 18 passageiros, e não 50, como citado na primeira reportagem.

O arquivamento do caso, que em si nada significa, não apaga os fatos levantados e comprovados em uma investigação jornalística legítima e autônoma.

O engraçado é que a segunda investigação da Promotoria mineira, instaurada após a revelação da Folha, ignorou todos os elementos expostos na reportagem. Talvez os promotores tenham alguma explicação.

Como diria Mencken, ''pode ser um pecado pensar mal dos outros, mas raramente será um engano''.