Blog do Mario Magalhaes

Banda All the Postcards lança música inspirada na biografia ‘Marighella’

Mário Magalhães

Capa do álbum, criação de Vitor Teixeira

 

Tudo bem, você pode considerar Carlos Marighella (1911-1969) herói ou vilão, gigante ou anão da história, amá-lo ou odiá-lo, conhecer muito ou pouco sobre o revolucionário baiano, achar o que lhe der na telha _hoje em dia, salve, salve, sem o risco de acabar no pau-de-arara ou ter os livros queimados na fogueira da intolerância.

Mas pense na alegria do autor de uma biografia que consumiu nove anos de ralação ao saber que uma banda punk de Angra dos Reis _na verdade, aprendi, punk/hardcore melódico_, com um montão de fãs e oito anos de estrada lançou uma música inspirada no livro que você escreveu.

É isso aí: All The Postcards acaba de lançar o álbum ''Fearless'', cuja décima e derradeira faixa é intitulada ''Marighella''. Seus autores são os guitarristas Caio Marcelo e Vitor Soares, este também vocalista.

Caio havia lido, presente da namorada, a biografia ''Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo'' (Companhia das Letras). O baterista Berg, também. Junto com Caio, Berg e Vitor, o baixista Marcelo integra a banda.

Coincidência, o segundo capítulo do livro, ''Uma prova em versos'', conta:

O que fazia a escola reparar em Marighella não era o desempenho de bom aluno, mas, na expressão dos professores, o ''comportamento''. Iracema espantou-se quando o colega apareceu com o cabelo cortado de um lado só. Ele também raspava um círculo no alto da cabeça, como tonsura eclesiástica. Se uma máquina do tempo o transportasse ao futuro, talvez o convidassem para um concerto punk. Gostava de calçar sandálias, porém o colégio não permitia. Para implicar, recortou o bico dos sapatos e deixou os dedos à mostra. Perguntou em casa: ''Se Jesus Cristo andou de sandália, por que me proibir?''

Pois não é que o Marighella viajou na máquina do tempo?

O Caio Marcelo me disse: ''A gente estava finalizando as músicas que entrariam no CD, e eu cheguei no ensaio com o riff inicial da música. Ali durante o ensaio a gente praticamente desenvolveu a musica toda, depois o Vitor me sugeriu que a letra poderia ser sobre o Marighella, eu como moro em outra cidade mandei a letra por email, o Vitor elaborou o refrão e assim finalizamos a letra da música''.

Para ouvir, de graça!, o álbum inteiro, é só clicar aqui.

Se preferir ir direto em ''Marighella'', com letra em inglês e o personagem-título discursando no fim, o link é o mesmo, e basta clicar na faixa número 10.

A ilustração da capa, reconstituindo célebre foto de Marighella denunciando em 1964 o tiro que levou no cinema, é de Vitor Teixeira.

O nome do álbum, que sairá em CD, ''Fearless'', é citação do refrão de ''Marighella''. A lápide do túmulo do guerrilheiro em Salvador, obra de Oscar Niemeyer, leva a inscrição ''Não tive tempo para ter medo''.

Carlos Marighella já tinha sido cantado em canção, ''Um comunista'' (ouça aqui), do Caetano Veloso.

Em rap, do Mano Brown, com os Racionais MC's, ''Mil faces de um homem leal'' (aqui).

Agora, ganhou sua versão punk melódico.

Só fera.

Em tradução livre, eis a íntegra da letra de ''Marighella'', com All the Postcards:

 

O homem que incendiou o mundo

Sempre guiado por seus sonhos

E não importa se tem que ser clandestino

 

Vivendo sob a vigilância do Estado

Nunca parou de lutar pela liberdade

Daquele que não merecia o sofrimento

 

Sem medo!

Nenhuma porra de prisão poderia aprisionar seu amor

Sem medo!

E nenhuma batalha feroz fez este homem parar

Sem medo!

Mesmo sabendo o que aconteceu naquela noite

Ele continua nos inspirando pra luta

 

Entre lutas, palavras e amor

O homem sem medo simplesmente não poderia parar de mostrar

Que precisamos continuar (nós precisamos seguir em frente)

Nós precisamos da liberdade

 

Que a luta não terá fim

Se nós fugirmos da raia

 

Sem medo!

Nenhuma porra de prisão poderia aprisionar seu amor

Sem medo!

E nenhuma batalha feroz fez este homem parar

Sem medo!

Mesmo sabendo o que aconteceu naquela noite

Ele continua nos inspirando pra luta

 

( O blog está no Facebook e no Twitter )