Blog do Mario Magalhaes

Ruptura de Eduardo Cunha aumenta riscos, mas é oportunidade para Dilma

Mário Magalhães

O presidenciável Eduardo Cunha – Foto Pedro Ladeira/Folhapress

 

A ruptura, agora ''oficial'', de Eduardo Cunha com Dilma Rousseff aumenta os riscos para a presidente.

Riscos, no mínimo, de a tramitação de projetos de interesse do governo enfrentar mais obstáculos no Congresso.

No máximo, de ela não completar o mandato conferido pelos cidadãos.

Mesmo sem respaldo do seu partido, o PMDB, o capo da Câmara controla uma bancada estimada na casa da centena de deputados.

Mantém certo apelo popular, aparecendo como o antagonista número 1 da administração impopular.

Não busca somente vingança por ser investigado na Lava Jato.

Ambiciona a Presidência da República. Chegaria lá na hipótese de afastamento da petista Dilma e do vice, correligionário de Cunha, Michel Temer.

Como estava claro meses atrás, a principal ameaça à presidente não provinha do PSDB, e sim do PMDB e mais precisamente de Eduardo Cunha.

De início, antes de multidões oposicionistas saírem às ruas em março, a bandeira do impeachment serviu de algum modo a Dilma.

Governando com a política econômica que condenara em campanha, ela viu desmilinguir sua base social até amargar a aprovação minúscula de apenas um em cada dez brasileiros.

Mas a defesa da legalidade, da soberania das urnas, aglutina segmentos bem mais amplos do que os que aplaudem a nova Dilma.

A onda do impeachment refluiu, até o golpismo vulgar ganhar uma embalagem mais civilizada, mas ainda golpista.

É possível imaginar um tribunal eleitoral considerando que a contribuição milionária de uma empreiteira a uma candidata tem propósitos de bandalheira e supor que a contribuição milionária da mesma empreiteira a outro candidato não tem propósitos de bandalheira?

Se isso não é golpe, mesmo sem tanques nas ruas, o que seria?

(Não custa enfatizar o que só não reconhecem ignorantes ou hipócritas: como não há almoço de graça, inexiste ''doação'' eleitoral; dinheiro empresarial para partidos e candidatos é, sim, ''investimento'' a ser retribuído com o patrimônio público.)

Embora peemedebistas e tucanos tomem por enquanto relativa distância da aventura do impeachment, a mobilização toma novo fôlego, bafejada por processos em tribunal de contas e tribunal eleitoral, pela deterioração das condições de vida e pela incansável militância de quem não tolera a decisão democrática da maioria.

Eduardo Cunha reforça o movimento, acelerando iniciativas pró-impeachment na Câmara, uma delas de autoria de Jair Bolsonaro.

(Esta é a verdade, ''duela a quem duela'', como diria Collor, o dos carrões: quem está com o impeachment é parceiro de Bolsonaro.)

Risco crescente para Dilma, Cunha é ao mesmo tempo oportunidade.

De tão conservadora a pauta que abraçou em busca de audiência, o deputado estimulou a rejeição a si próprio.

Como a rejeição a Cunha é maior que a aprovação a Dilma, o confronto com o presidente da Câmara pode render mais apoios à presidente da República.

Muita gente que não se identifica com o governo Dilma estaria disposta a lhe prestar solidariedade no choque com o arauto da agenda mais reacionária, seja sobre comportamento, desigualdade etc.

(Duvida? Imagine Eduardo Cunha despachando no Planalto. Imaginou? Luis Fernando Verissimo pensou em morar numa ilha grega…)

Saberá Dilma aproveitar a oportunidade que também é risco?

A crise transcorre no cenário marcado por dois vetores:

1) a adoção de políticas que a candidata, mimetizando o presidente Fernando Henrique Cardoso de 1999, prometera descartar;

2) o golpismo vulgar que almeja impedir a presidente escolhida pelos cidadãos de cumprir integralmente o mandato legítimo.

Enquanto continuar sacrificando os mais pobres, Dilma dependerá de radicalizações como a de Eduardo Cunha para sair das cordas.

Para virar o jogo, o primeiro passo seria consultar _e aplicar_ o programa que apresentou ao país em 2014.

( O blog está no Facebook e no Twitter )