Blog do Mario Magalhaes

5 razões para entender por que o Fla não cairá

Mário Magalhães

Guerrero, teu nome é esperança – Foto Flamengo/Twitter

 

Em primeira, segunda ou terceira mão, o blog assegura: o Flamengo não cairá da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Há cinco razões decisivas para a permanência do time que hoje tem o mesmo número de pontos de equipe da turma da degola, mas escapa por critério de desempate:

1) os reforços, em chegada ou regresso, farão a diferença no conjunto sem brilhos: Guerrero, Sheik (evoluirá), Armero e até Cáceres (o único dos quatro cuja condição de titular é controversa). Ainda que um deles não chegue ou volte, a mudança será notada. Mais ainda se houver contratação surpresa, capaz de iluminar o meio-de-campo sem luz;

2) com mais qualidade, em virtude dos reforços, jogadores medianos tendem a melhorar o desempenho. É batata: coloque um boleiro mais ou menos ao lado de outros melhores, e seu desempenho subirá; junto a outros mais ou menos ou ainda piores, e decairá;

3) em algum momento, diante das urgências de sobrevivência, algum técnico, Cristóvão ou outro, organizará minimamente o time, o necessário para prosseguir na primeirona;

4) há adversários igualmente ruins. O equilíbrio da competição não é só em cima, mas embaixo. O elenco rubro-negro é limitado, consequência da falta de intimidade da diretoria estranha ao futebol. Porém, é superior a pelo menos quatro outros;

5) a torcida costuma fazer a diferença e fará de novo. A carta de fiança do Flamengo no Brasileirão é a sua torcida. Incentivando, pressionando com civilidade jogadores e cartolas, cobrando, ela conseguirá que, em campo, o time drible o vexame.

Dito isso, enfatizo: o Flamengo não nasceu para todo ano ter como ambição máxima não cair. É uma desgraça o que vem acontecendo.

Está claro que o maior problema não foi falta de dinheiro, mas inépcia para gerir futebol. Alguém acha que o Sport, lá no alto na tabela, gasta mais que o Flamengo?

Já houve um tempo em que eu achei que o clube precisava cair para ter um choque e recomeçar mais forte, como ocorreu com o Corinthians. Não é mais o caso. Seria um desastre, com impacto não só esportivo, mas financeiro. E, no que se refere a dinheiro, consta que tempos como os de Kleber Leite ficaram, oba, para trás.

Podem escrever, podem cobrar: mais uma vez, o Flamengo não conhecerá a segundona.

( O blog está no Facebook e no Twitter )