Blog do Mario Magalhaes

Rio: Juva Batella e Karina Kuschnir lançam ‘Do gato Ulisses as 7 histórias’

Mário Magalhães

blog - gato ulisses

 

Boa notícia: nesta quinta-feira, 11 de junho, Juva Batella e Karina Kuschnir lançam o livro ''Do gato Ulisses as sete histórias''.

A partir das sete da noite, na Livraria Argumento, no Leblon.

Assim a editora Vieira & Lent apresenta o livro para todas as idades: ''Ulisses é um sobrevivente: nasceu forte e grandote, ambicioso e valente. Seus seis irmãos logo morreram: fracotes e azarados, apenas o nome receberam. A vida é uma só, mas as voltas são sete — cada uma com sua luta e aquilo que ela reflete. Ulisses viajou o mundo inteiro, um mundo de aventura, um mundo de cheiro. Foi bailarino, músico e marinheiro; foi artista de rua e gato em cativeiro. Também se apaixonou, e o nome dela é bonito. A fera se chama Penélope — como no mito. Viaje com este gato, ao longo de sua estrada. Vamos repensar a vida, esta grande, grande charada''.

Em seu blog, a Karina contou um pouco mais e falou sobre sua estreia como ilustradora de livros:

''Imaginem uma família crítica, agora multipliquem e elevem ao quadrado… É mais ou menos de onde eu vim. A tia mais fofinha era do tipo que olhava seus dentes antes de te dar bom dia. A avó pegava no colo e contava histórias, mas ai se você estivesse mais gorda. A redação da escola vinha com nota dez, ufa, parabéns; mas o filho da fulana escreveu uma com 60 linhas — quantas linhas tinha a sua mesmo?

A pessoa não sai ilesa vivendo 20 anos nessa espécie de bancada-Roda-Viva constante. Vira crítica também; ao cubo, três vezes. Isso não garante que vai ser boa em alguma coisa, mas até que favorece a profissão acadêmica… Adquire-se uma imaginação infinita para antecipar críticas.

Agora, joguem essa pessoa no mundo da arte? Ferrou. Num universo de parâmetros tão subjetivos, de mestres tão obsessivos, de imagens tão encantadoras… Como a pessoa pode se achar no direito de bater à porta? Não, de jeito nenhum. Me deixem aqui no meu cantinho rabiscando no caderno, que é melhor. Assim eu pensava.

Mas uma rede de amigos e até muitos da família (!) me empurraram porta adentro… Manoel, Nathalia, Arthur, Manya, Mário, Gilberto, Eduardo S., Clau, Bel, Mari, Ale, Robs, Joana, Malu, Sofia, Susi, Andrea, Hanny, Dady, Ronald, Elisa, Celina, Antônio, Alice, Vera, Cilene e, claro, o Juva, que escreveu, esperou, ouviu, aturou, incentivou, acolheu, elogiou, amou… Taí a coragem que vocês me ajudaram a ter! Meus agradecimentos infinitos também para os leitores desse blog, e aos amigos do Facebook, por tantas gentilezas, incentivos e apoios, principalmente em 2014, um dos anos mais difíceis da minha vida.

E um pote de sachê para o Charlie, a Lola e o Ulisses, meus gatos amados que aceitaram virar livro-de-verdade! (E não levem atum, porque a Lola é membro dos Atumhólicos Anônimos.)''

Até amanhã, na Argumento!

(O blog está no Facebook e no Twitter )