Blog do Mario Magalhaes

16 exemplos de como contornar, omitir ou mudar fatos trocando as palavras

Mário Magalhães

Morte do menino Jesus foi ''erro'' ou crime? – Foto Fábio Gonçalves/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

 

Os fatos não deixam de ser o que foram. Mas ao não serem chamados pelo nome devido, passam a ser palatáveis ou adquirem natureza distinta.

É o que se busca ao lançar mão de eufemismos e palavras espertas que fraudam ou manipulam a realidade.

O blog selecionou 16 exemplos, de uma lista infindável:

1) Arrocho x ''ajuste'': tiram direitos dos mais pobres, tornam mais difícil ainda a vida de quem pouco tem, aviltam as condições dos trabalhadores, mas jamais afirmam que estão arrochando. Promovem ''ajustes''. Nas empresas, demissão também virou ''ajuste''.

2) Massacre x ''confronto'': um lado tem armas, instrumentos e animais preparados para reprimir, ferir e matar. Outro, no máximo, paus e pedras. Em um córner, quase nenhum ferido. Do outro, centenas. Evidente massacre, que costumam mascarar falando em choque entre iguais, o tal ''confronto''.

3) Crime x ''erro'': mate com tiro de fuzil uma criança de dez anos desarmada. O comandante não chamará o assassinato de crime, mas de ''erro''. Crime exige punição. ''Erro'', não necessariamente.

4) Privatização x ''concessão'': entregue estradas, aeroportos, estádios, transportes, comunicações, petróleo, minério, todos antigos patrimônios públicos, para mãos privadas. Tome o cuidado de não pronunciar privatização, porque pega mal. Trata-se, enrole, de ''concessão''.

5) Falta d'água x ''crise hídrica'': a velha falta d'água, muitas vezes consequência tanto de pouca generosidade dos céus quanto de inépcia de gestão, deixa de existir com a tirada pomposa ''crise hídrica''.

6) Endividado x ''negativado'': o cidadão deve até as cuecas, está atolado em dívidas, mas fica mais simpático aliciá-lo com o palavrão ''negativado''.

7) Ditadura x ''regime autoritário'': certo pessoal não consegue falar e escrever as quatro sílabas da palavra ditadura. Apega-se a ''regime autoritário'', sistema muito menos grave. Uma ditadura sempre será um regime autoritário, mas nem todo regime autoritário é uma ditadura.

8) Levar um banho de bola x ''apagão'': seu time sofre uma goleada humilhante de 7 a 1, é dominado em quase todo o jogo, mas você e seus chapas falam de um ''apagão'', coisa momentânea, que não pode ser tomada pelo todo.

9) Genocídio x ''guerra'': um lado sai sem um soldado ao menos arranhado. Na outra trincheira, quando há trincheira, mil mortos, centenas dos quais crianças e anciãos. Os genocidas dizem que foram à guerra, pois uma regra elementar dos autores de genocídio é extirpar essa palavra do vocabulário e dizer que estão se defendendo.

10) Apartamento de fundos x ''apartamento no lado silencioso'': grande sacada marqueteira dos corretores de imóveis. Na maioria dos casos, apartamentos de frente valem mais. Ao alardear o ''lado silencioso'', nos fundos, transforma-se uma desvantagem em trunfo.

11) Fechar x ''descontinuar'': não há mais jornais, cadernos e revistas fechando. Agora, passam a ser ''descontinuados''. A realidade é a mesma, dura, as publicações param de circular. Mas soa menos triste, o revés perde essa condição.

12) Frango x ''infelicidade do goleiro'': se o goleiro é amigo, foi infeliz ao deixar o chute do meio do campo passar entre as pernas. Se não é, tomou um frango _e tomou mesmo.

13) Tortura x ''método não ortodoxo de interrogatório'': o desespero _com afogamento, choques, pau-de-arara_ é igual, nomeando-o como tortura ou não. Tortura é tortura. ''Método não ortodoxo de interrogatório'' também é tortura, mas ajuda a ocultar o ritual vergonhoso e a escapar dos tribunais.

14) Agressão x ''excessos'': a tropa agride indefesos, e, na forma da lei, seus integrantes merecem ser investigados, processados e julgados. Mas a agressão, mesmo com feridos graves ou mortos, aparenta não ser o que foi quando os chefes lamentam os ''excessos''.

15) Feio x ''simpático'': essa é batata. ''Fulano é bonito?'', alguém pergunta. ''Muito simpático'', ouve como resposta. Está entendido: é feio _ou feia.

16) Carros usados x ''seminovos'': outra expressão de criatividade nas vendas. ''Seminovo'' parece mais bacana que usado.

(O blog está no Facebook e no Twitter )