Maioria dos brasileiros é contra privatizar Petrobras, atesta Datafolha
Mário Magalhães
A maioria dos brasileiros defende a Petrobras sob o comando do governo e se pronuncia enfaticamente contra privatizar a companhia.
É o que constatou pesquisa Datafolha feita no começo da semana passada, nos dias seguintes às manifestações contra a presidente Dilma Rousseff nas quais se viram cartazes pró-privatização.
De cada cem entrevistados, 61 se disseram contra a venda do controle da empresa, e 21 se declararam a favor.
Os contrários a entregar a Petrobras a grupos privados são majoritários não apenas entre eleitores que preferem o PT, mas também entre os que votam no PSDB. São 67% dos que simpatizam com os petistas e 56% dos que gostam dos tucanos.
A Petrobras é hoje uma companhia de capital misto e com controle do Estado.
O resultado do levantamento é ainda mais impressionante por causa da conjuntura.
A roubalheira que grassou na Petrobras, ao menos nas administrações FHC, Lula e Dilma, estimulou antigos opositores do, antes, monopólio estatal do petróleo, e, depois, do controle público da empresa de economia mista a desfraldarem novamente suas bandeiras privatistas.
Para quem acha que brasileiro não tem memória, os números do Datafolha são um choque. Evidenciam que as novas gerações não esqueceram que a fundação da Petrobras, em 1953, constituiu uma conquista histórica do país.
Agora, o pré-sal deve servir, se predadores não se apropriarem do dinheiro, para aumentar os investimentos em educação.