Blog do Mario Magalhaes

Deputado do PSOL sai em defesa dos PMs acusados pela morte de Amarildo

Mário Magalhães

A pergunta será eterna? - Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

A pergunta será eterna? – Foto Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

O deputado federal Cabo Daciolo defendeu nesta quinta-feira os policiais militares indiciados pela Polícia Civil e acusados pelo Ministério Público de serem os responsáveis pela tortura seguida de morte do pedreiro Amarildo de Souza. Daciolo afirmou que os PMs, muitos dos quais estão presos, ''não cometeram'' o crime. ''Juntos somos fortes, e Deus está no controle!''.

O pronunciamento na Câmara não surpreenderia se partisse de um parlamentar do PP, como o antigo capitão do Exército Jair Bolsonaro. Mas Daciolo, cabo do Corpo de Bombeiros, é representante do Partido Socialismo e Liberdade.

Isso mesmo, o PSOL de Luciana Genro, Marcelo Freixo, Chico Alencar, Jean Wyllys, Ivan Valente e outros militantes sinceros da causa dos direitos humanos.

Daciolo já havia tirado fotinho com Bolsonaro.

Pregado a nomeação de um general para encabeçar o Ministério da Defesa, no lugar de um civil.

E sugerido mudar, no parágrafo único do artigo 1º da Constituição, a assertiva ''todo o poder emana do povo''. Entraria ''todo o poder emana de Deus''.

Em todos os casos, o PSOL reprovou Daciolo, mas foi leniente com ações que contrariam o programa da agremiação e os princípios de um Estado laico e democrático.

Agora, o deputado eleito no Estado do Rio saiu em defesa de policiais contra quem existe uma infinidade de indícios e provas de terem levado Amarildo à morte, em dependências, na Rocinha, da dita Unidade de Polícia Pacificadora.

Amarildo está desaparecido desde 14 de julho de 2013.

Eis o que Daciolo disse em plenário: ''Domingo, vou estar em Bangu 9, no GEP — Grupo de Escolta Penal e no BEP — Batalhão Especial Prisional. Eu estou falando do caso Amarildo. Eu tenho 25 militares respondendo por um crime que não cometeram. Doze desses estão presos e um faleceu no dia 13 em decorrência de problemas cardíacos adquiridos na prisão. Era chefe de família e tinha um filho de 7 meses, uma criança. Quero deixar bem claro que vamos solicitar a presença de representantes da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Juntos somos fortes, e Deus está no controle!''.

Ontem à noite, a executiva da seção fluminense do PSOL exigiu a expulsão do deputado.

Até agora, a rigor, o partido passou a mão na cabeça do representante que desta vez apadrinha os algozes de Amarildo.

Curiosidade: quais são os critérios do PSOL para o ingresso de filiados?

Será que alguém confundiu o vermelho da camisa dos Bombeiros do Rio com o tradicional encarnado das bandeiras de esquerda?

P.S.: O presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, divulgou nota afirmando que as declarações de Daciolo sobre o caso Amarildo ''representam uma afronta às posições'' do partido. Mais: o deputado foi convocado a ''prestar esclarecimentos à Executiva Nacional do PSOL, a partir do que tomaremos as medidas pertinentes à luz de nosso estatuto''. A íntegra da nota pode ser lida clicando aqui.

( O blog está no Facebook e no Twitter )