Blog do Mario Magalhaes

Por que, afinal, Dilma quis o segundo mandato?

Mário Magalhães

Presidente Dilma Rousseff, eleita pelo povo - Foto Pedro Ladeira/AFP

Presidente Dilma Rousseff, eleita pelo povo – Foto Pedro Ladeira/AFP

 

Convém limpar o terreno, antes de entrar no assunto: Dilma Rousseff foi eleita para a Presidência da República em outubro, escolhida pela maioria dos eleitores. É a presidente constitucional do Brasil, com mandato legítimo até a virada de 2018 para 2019. Inexiste uma só prova ou indício de envolvimento dela com a roubalheira na Petrobras. Qualquer tentativa de abreviar seu governo constitui golpismo vulgar. Certos comentários legitimando eventual impeachment ignoram o principal: quem manteve Dilma no Planalto, para o bem ou para o mal, foram os cidadãos. Em democracias, prevalece a soberania do voto popular.

Dito isso, é inacreditável que, menos de um mês e meio depois da posse número dois, martele a minha cachola a seguinte pergunta: que raios levaram Dilma Rousseff a buscar mais um mandato?

A presidente desenvolveu a campanha afirmando que faria mais mudanças, distanciando-se do modelo de governos anteriores.

Logo escalou o superministro Joaquim Levy para a Fazenda. As ações e ideias de Levy estão mais de acordo com as antigas administrações tucanas do que com a pregação da candidata à reeleição.

Dilma mobilizou os movimentos sociais para derrotar, por pouco, Aécio Neves.

Em seguida, nomeou para o primeiro escalão figuras que demonizam os movimentos sociais, como a ministra Kátia Abreu, da Agricultura.

Em suma, desfraldou bandeiras de esquerda na campanha, mas governa pela direita.

Em relação à Petrobras, com o bicho pegando por motivos óbvios, Dilma se esconde em vez de contar o que está ou não está fazendo, para combater a corrupção iniciada ainda na era FHC (1997), como confidenciou um dos ladrões que agora abrem o bico.

A presidente não tem dado satisfação aos brasileiros. Comanda o país em contradição com o que disse que faria. Nem tenta se explicar.

Aparenta incômodo por estar onde está. Na reunião com os ministros, transmitida pela TV, conseguiu se irritar com um funcionário subalterno.

Amarga índices de impopularidade recordes _em certa quadra histórica, só não supera o Fernando Henrique Cardoso de 1999.

Dilma aparenta detestar o lugar pelo qual batalhou em 2014.

Será que ela não queria o segundo mandato?

Por que concorreu, então?

Devia querer.

Mas para quê?

Hoje, Dilma suscita muito mais perguntas do que respostas.

( O blog está no Facebook e no Twitter )