Blog do Mario Magalhaes

Declaração mostra que Roberto Carlos pediu proibição de livro que não leu

Mário Magalhães

Não leu e não gostou - Foto Alex Palarea e Marcello Sá Barretto / AgNews

Não leu e não gostou – Foto Alex Palarea e Marcello Sá Barretto / AgNews

 

Fiquei sabendo pelo blog do alvinegro Mauricio Stycer (leia post aqui): outro dia Roberto Carlos disse a Amaury Jr., na Rede TV, que nunca ouvira falar na covardia de um colaborador seu contra Tim Maia, na segunda metade dos anos 1960.

Sem um tostão no bolso, Tim pediu ao velho amigo Roberto, dos tempos de vacas magras na Tijuca, uma ajuda em dinheiro. Então, uma pessoa do estafe do líder da Jovem Guarda atirou um trocado no chão, humilhando o artista em dificuldades.

Essa cena consta do filme de Mauro Lima sobre Tim Maia, lançado no ano passado. Mas foi suprimida da versão que a TV Globo exibiu semanas atrás. A sequência do filme e as declarações de Roberto a Amaury podem ser assistidas clicando na imagem abaixo:

 

 

Eis o que Roberto disse: ''Aquele negócio do dinheiro que o secretário jogou, eu nunca soube disso. Para mim, aquilo foi uma absoluta novidade, porque eu nunca soube que aquilo tivesse acontecido''.

Não há por que duvidar de que Roberto Carlos esteja falando a verdade ou suspeitar que a senilidade lhe consome os neurônios.

O curioso é que, na virada de 2006 para 2007, o rei recorreu à Justiça para proibir um livro. E conseguiu: ''Roberto Carlos em Detalhes'', biografia supimpa da autoria de Paulo Cesar de Araújo e editada pela Planeta, está banido das livrarias até hoje.

O que a afirmação de RC a Amaury Jr. confirma é a desconfiança de que o cantor não havia lido o livro que logrou proibir. E cujos milhares de exemplares sobreviventes, entregues ao co-autor da obra-prima ''Quero que vá tudo pro inferno'', desapareceram. Será que foram queimados numa fogueira intolerante?

Porque o episódio da sacaneada em Tim Maia está lá, na biografia censurada, contado em detalhes. A fonte foi o próprio síndico, em entrevista ao biógrafo PC. E quem humilhou o homem que vivia um perrengue brabo, depois de cinco prisões nos Estados Unidos, uma no Rio, com tortura na delegacia e cana de meses, recém saído da cadeia, não foi um estafeta, mas o poderoso diretor do programa de Roberto na Record.

Eis o que está no livro:

''Certa vez, Tim Maia entrou na TV Record disposto a falar de qualquer jeito com Roberto Carlos. 'Mas ali só dava para falar com ele andando. Roberto ia caminhando com uns quinze secretários, seguranças e o motorista atrás dele.' Tim seguiu a procissão. Quando Roberto Carlos percebeu a presença dele, acenou sorrindo, 'oi, Tião, como vai?', e continuou andando com sua equipe. 'Roberto Carlos, eu estou durinho, cara. Eu não tenho dinheiro nem pra voltar pra casa', implorou Tim Maia. 'Manga, dá um dinheiro aí pro Tião', ordenou Roberto ao diretor do programa que caminhava ao seu lado. Carlos Manga também ainda não conhecia Tim Maia, nem sabia da história dos Sputniks, nem da pensão do seu Altivo Maia. Então tirou uma nota de dez cruzeiros do bolso, amassou-a e fez uma bolinha de papel, jogando-a para o alto. A bolinha fez um arco no ar e caiu num canto do corredor, distante de onde estava Roberto Carlos. Humilhado e ofendido, Tim Maia se agachou para pegar o dinheiro. 'Eu tive um acesso de choro na hora', afirma Tim.''

(''Roberto Carlos em Detalhes'', de Paulo Cesar de Araújo, Planeta, 2006, pág. 151)

Mais uma informação para a biografia de Roberto Carlos: ele não é apenas partidário do expediente antidemocrático da proibição de livros; também é pró-censura de um livro que, como ele deixa claro, nem leu.

( O blog está no Facebook e no Twitter )