Blog do Mario Magalhaes

Entra em vigor lei que oficializa primeira praia para nudistas no Rio

Mário Magalhães

Cineasta filma na praia do Abricó, em 2009 – Foto Rafael Andrade/Folhapress

 

Enfim, os nudistas que há anos fizeram da praia carioca do Abricó o seu point terão chance de ganhar mais sossego. O presidente da Câmara Municipal, Jorge Felippe, promulgou, e o prefeito Eduardo Paes sancionou a lei que oficializa o Abricó como território do denominado naturismo.

A partir de agora, a legislação assegura o direito de os banhistas ficarem pelados naquela praia para os lados do Recreio dos Bandeirantes.

De autoria da vereadora Laura Carneiro, o projeto transformado em lei define: ''Denomina-se naturismo o conjunto de práticas de vida ao ar livre em que é utilizado o nudismo como forma de desenvolvimento da saúde física e mental das pessoas de qualquer idade, através de sua plena integração com a natureza''.

Para deixar claro, a Lei 5.807, de 6 de novembro de 2014, afirma que ficar sem roupa no Abricó ''não constitui ilícito penal''. A prefeitura se encarregará de alertar sobre a característica do balneário. A nova norma não proíbe que gente com o patrimônio coberto frequente a praia.

Aqui no Rio, as peladonas que correm nas ruas de Porto Alegre têm um lugar para chamar de seu.

Para conhecer a íntegra da lei, basta clicar aqui.

A reportagem de Caio Barbosa informando sobre a sanção do prefeito pode ser lida neste link.

Curiosidade histórica: o falecido senador Nelson Carneiro foi o autor do projeto que instituiu o divórcio no Brasil. Sua filha Laura, do que liberou oficialmente a praia do Abricó para o naturismo.

( O blog está no Facebook e no Twitter )