Blog do Mario Magalhaes

Rio: na 5ª-feira, Marcelo Backes lança ‘A casa cai’ na Travessa de Ipanema

Mário Magalhães

blog - marcelo backes a casa cai

 

Se ''A casa cai'' estiver à altura de ''O último minuto'', é um livraço.

Ainda não li ''A casa cai'', novo romance de Marcelo Backes que será lançado na quinta-feira na Travessa de Ipanema, a partir das sete da noite.

Mas devorei e adorei ''O último minuto'', livro anterior do Marcelo, também editado pela Companhia das Letras.

Na ficção do ano passado, o protagonista é um treineiro de futebol saído das bandas das Missões, ali onde costeamos o alambrado da fronteira com a Argentina. O gaudério engole o mundo, feito um Guaíba, até o mundo o engolir.

O cenário de ''A casa cai'' é o Rio.

Assim a Companhia apresenta obra e autor:

''Marcelo Backes é um dos mais respeitados tradutores do Brasil. Verteu para o português obras de clássicos da literatura em língua alemã, tais como Kafka, Goethe, Schiller e Heine.
Recentemente, Backes deu início a uma bem-sucedida carreira de romancista. Em 2013, lançou O último minuto. Sucesso de crítica, o livro traz a história de João, o vermelho, um treinador de futebol que narra, da prisão, sua história de vida a um jovem seminarista.
Em A casa cai, o espectro de João está por toda parte. O narrador do livro é o mesmo padre que, no livro anterior, se encantara por sua história. Ele largou a batina e agora está no Rio de Janeiro, incumbido de uma missão para a qual não se sente preparado: administrar a herança recebida do pai, que acaba de morrer.
O destino o joga no centro do mundo de frivolidades dos endinheirados cariocas. Os vernissages de artistas da moda, os apartamentos de frente para o mar no Leblon, as reformas feitas por arquitetos descolados, as tardes à toa no Country Club de Ipanema.
Backes dá feição literária a um fenômeno típico dos nossos tempos: a explosão do mercado imobiliário, com todas as consequências que isso traz para as metrópoles brasileiras, com a gentrificação de regiões inteiras e a expulsão dos pobres para áreas cada vez mais afastadas.
Mais uma vez, o autor brilha com sua prosa exuberante, feita de lirismo, eloquência e acuidade social''.

Para ler um trecho de ''A casa cai'' em PDF, basta clicar aqui.

No Ig, o Rodrigo de Almeida escreveu sobre o livro e  conversou (aqui) com Marcelo Backes, o escriba sósia do jovem Trótsky.

Até a quinta, na Travessa!

( O blog está no Facebook e no Twitter )