Blog do Mario Magalhaes

Novo recuo: Marina imita Dilma e Aécio ao defender impunidade de torturador

Mário Magalhães

A ''nova política'' da candidata Marina Silva (PSB) perdeu ainda mais o viço com seu pronunciamento a favor da impunidade de agentes do Estado que torturaram, assassinaram e sumiram com corpos de opositores durante a ditadura que vigorou no Brasil de 1964 a 1985.

A mudança da opinião histórica de Marina contra a anistia aos violadores dos direitos humanos se tornou pública em entrevista da ex-senadora ao G1 (assista aqui).

''Defende a revisão da Lei de Anistia?'', indagaram-lhe. Ela respondeu: ''Não''.

Em novembro de 2008, Marina havia publicado na ''Folha'' um artigo defendendo opinião oposta (aqui): ''A tortura é crime hediondo, não é ato político nem contingência histórica. Não lhe cabe o manto da Lei de Anistia. À justiça aqueles que, por decisão individual e intransferível, utilizaram esse instrumento torpe. Seu ajuste de contas não pode se limitar ao contencioso direto com suas vítimas. Somos todos atingidos duplamente, em nossa humanidade e em nossa cidadania. O Estado, que nos representa, deve agir tendo em conta essa dimensão''.

Foi o repórter Bernardo Mello Franco quem informou sobre mais essa reviravolta de Marina Silva (aqui).

Na sexta-feira, a candidata divulgou seu programa de governo. Um dia depois, mudou passagens relevantes sobre emprego de energia nuclear, casamento de pessoas do mesmo sexo e criminalização da homofobia. Alegou ter havido ''falha processual na editoração'' do texto.

Ao pregar que a anistia política de 1979 também ampara criminosos a serviço do Estado, Marina, em vez de se diferenciar entre os mais fortes postulantes à Presidência, adotou a mesma plataforma de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

Esgrimindo palavras menos cruas, os três consideram que, ao contrário do que ocorre ainda hoje na Alemanha, Argentina, Camboja e Sérvia, funcionários públicos autores de crimes contra a humanidade merecem ser protegidos pela aberração da impunidade.

Em abril, Dilma, antiga guerrilheira torturada por agentes da ditadura, falou sobre o assunto (aqui).

Aécio teve sua posição registrada aqui.

A opinião do blogueiro sobre anistia e impunidade está aqui.

Desbotada precocemente, a ''nova política'' já se parece com a ''velha''.

( O blog está no Facebook e no Twitter )