Blog do Mario Magalhaes

‘Observatório da Imprensa’ faz série sobre função de ombudsman

Mário Magalhães

Na ''Folha'' desta segunda-feira:

*

'Observatório da Imprensa' faz série sobre ombudsman

O programa ''Observatório da Imprensa'' inicia nesta segunda (18) uma série sobre o cargo de ombudsman no jornalismo brasileiro, que completa 25 anos em setembro.

''Ombudsman'' é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Na imprensa, o termo é utilizado para designar o representante dos leitores num jornal.

A função de ombudsman de imprensa foi criada nos EUA, nos anos 1960. No Brasil, a Folha foi o primeiro jornal a adotá-la. Em 24 de setembro de 1989, passou a publicar semanalmente a coluna de seu ombudsman.

Entre suas atribuições estão receber, investigar e encaminhar queixas de leitores; realizar a crítica interna e, uma vez por semana, aos domingos, produzir uma coluna de comentários críticos sobre os meios de comunicação.

Intitulada ''A Voz dos Ouvidores'', a série do ''Observatório da Imprensa'', terá oito programas. Em cada um deles, o jornalista e apresentador Alberto Dines entrevista dois convidados.

A estreia é com Caio Túlio Costa, primeiro ombudsman da Folha, e Vera Guimarães Martins, no cargo desde maio. Até hoje, 11 jornalistas já ocuparam o posto no jornal.

Com exceção de Renata Lo Prete, que não pode participar por problemas de agenda, os outros dez falarão ao novo programa: Mario Vitor Santos, Junia Nogueira de Sá, Marcelo Leite, Bernardo Ajzenberg, Marcelo Beraba, Mário Magalhães, Carlos Eduardo Lins da Silva e Suzana Singer.

Também serão entrevistados dois representantes do jornal cearense ''O Povo'' (o biógrafo Lira Neto e a jornalista Daniela Nogueira), que mantém o cargo há 20 anos.

Completam a lista o cineasta Jorge Furtado (diretor do documentário sobre jornalismo ''O Mercado de Notícias'') e o ator e roteirista Fábio Porchat, apresentador do programa ''Tudo pela Audiência''.

Para ler a íntegra da matéria e conhecer a programação da série do ''Observatório'', basta clicar aqui.