Blog do Mario Magalhaes

Torcida do Flamengo obra milagre

Mário Magalhães

Em um jogo horroroso, no qual o Flamengo só acertou duas bolas e o Sport, uma no gol adversário, a torcida rubro-negra carioca conseguiu empurrar o time à terceira vitória em 14 jogos pelo Campeonato Brasileiro, a segunda nas três partidas mais recentes. A equipe deixou a lanterna e pode sair da zona de rebaixamento já na próxima rodada. Não é pouco, a considerar os prognósticos mais sombrios.

Mais de 40 mil pessoas se dispuseram a ir ao Maracanã incentivar o time que amargava o último lugar na competição. Jogar bem o Flamengo não jogou, idem o Sport, que finalizou mais (10 a 8), contudo igualmente sem perigo.

O grito dos torcedores foi decisivo para o 1 a 0. A despeito da série de jogadas bisonhas e dos maus-tratos à bola, o público conteve os apupos e gritou até o fim. O gol foi de Eduardo da Silva, aos 39 min do segundo tempo, com passe de João Paulo. Mas a vitória foi conquistada sobretudo pela generosa torcida do Flamengo.

Três pitacos sobre a pelada.

1) É curioso como dizem ''o técnico mexeu bem''. Ontem, Vanderlei Luxemburgo errou ao não escalar de início ou, no caso de a condição física não permitir jogar o tempo inteiro, demorou para colocar Eduardo da Silva. Bastou um pouco mais de classe em campo para o time definir com a cabeçada do boleiro naturalizado croata.

2) Era bola cantada que João Paulo renderia mais do que André Santos, em quem tanto insistiram na lateral esquerda. É verdade que João Paulo cruzou com precisão para os gols decisivos contra Sport e Botafogo. O problema é que ele erra muito mais do que acerta. Em comparação com André Santos é o progresso. Mas se em seu lugar estivesse Éverton, recuado, a equipe teria mais punch no ataque.

3) Com três volantes, no primeiro tempo, o Flamengo exibiu pusilanimidade. Se o adversário fosse mais forte, a equipe da casa poderia ter sido encurralada.

Se a esta altura o fundamental é escapar do rebaixamento, tudo é o de menos, diante da vitória arrancada pela torcida que não se entrega. Jogando no Maracanã, o Flamengo não haverá de cair.

( O blog está no Facebook e no Twitter )