Em sabatina, Lindberg cita Lula 11 vezes, Dilma 9 e Brizola 3
Mário Magalhães
Na sabatina recém-encerrada promovida pelo UOL, pela ''Folha de S. Paulo'' e pelo SBT, o candidato a governador Lindberg Farias (PT) citou 11 vezes o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nove o da presidente Dilma Rousseff e três o do falecido governador Leonel Brizola.
O ranking de menções do postulante ao governo do Rio de Janeiro deixa claro que na campanha ele tentará se beneficiar sobretudo da popularidade do ex-presidente. Lula teria prometido apoio exclusivo a Lindberg, enquanto Dilma tem quatro palanques no Estado.
A superioridade de referências a Lula é ainda mais significativa porque Lindberg quase só tocou no nome de Dilma quando provocado, em especial pela jornalista Fernanda Godoy, que observou que ele falava mais no petista ex-presidente do que na petista presidente atual.
O tom de Lindberg foi marcadamente oposicionista, contra o governo estadual. Eis sua frase síntese, em referência ao ex-governador Sérgio Cabral e seu sucessor e candidato à reeleição, Luiz Fernando Pezão, ambos do PMDB: ''Governaram para os ricos, governaram para as elites, deram as costas para o povo''.
Não é detalhe: dos sete anos e sete meses da gestão Cabral-Pezão, o PT de Lindberg integrou o governo do Estado por mais de sete anos.
Para mais notícias sobre a sabatina, basta clicar aqui.