Blog do Mario Magalhaes

Por Mauricio Puls: Dilma cai nas pesquisas, mas oposição é débil

Mário Magalhães

O jornalista e sociólogo Mauricio Puls publicou sábado na ''Folha'' um artigo com a inteligência a que nos habituamos em seus textos.

Puls chama a atenção para um fenômeno curioso: Dilma Rousseff, candidata à reeleição, caiu de 58% para 36% da intenção de voto de março de 2013 para cá.

Seus concorrentes, contudo, não se beneficiaram da queda da líder.

Vale a leitura:

*

Sem rumo

Por Mauricio Puls

O aspecto mais notável do presente cenário eleitoral não é a debilidade da presidente nas pesquisas, e sim a da oposição. Seria razoável esperar que, numa conjuntura difícil, seus adversários estivessem numa situação mais favorável.

Na última pesquisa Datafolha, os candidatos do PSDB, PSB e PSC tinham 31% das intenções de voto. É pouco. Nesta etapa da campanha, três opositores reuniam 48% das intenções de voto em 2010, 39% em 2006, 39% em 1998, 46% em 1994. Em todas essas eleições, a oposição estava melhor nesta altura da disputa. Em todas o Planalto venceu.

Em que ocasiões o governo perdeu? Em 1989, quando três antagonistas somavam 62% das intenções de voto; e em 2002, quando possuíam 72%.

A oposição nunca teve um desempenho tão ruim como agora, apesar das condições adversas a Dilma: três quartos dos eleitores desejam mudanças, mas a maioria não se anima com os nomes disponíveis.

Para ler a íntegra, basta clicar aqui.

( O blog está no Facebook e no Twitter )