Blog do Mario Magalhaes

‘Nunca Nade Sozinho’: de volta ao Rio, agora no Teatro Glaucio Gill

Mário Magalhães

blog - nunca nade sozinho glaucio gil

 

Tive a sorte de assistir, pouco antes da Copa, à montagem de ''Nunca Nade Sozinho''.

A peça escrita pelo canadense Daniel MacIvor, dirigida por Nadja Turenkko e encenada por ela, Ciro Sales e Kadu Veiga está de volta ao Rio, agora no Teatro Glaucio Gill. Estreia nesta quinta-feira, às 21h.

O texto é uma provocação a neurônios acomodados. A encenação e as interpretações são ainda melhores.

Reproduzo abaixo o release:

* * *

Escrito pelo consagrado dramaturgo canadense Daniel MacIvor e dirigido pela atriz e diretora Nadja Turenkko, o espetáculo “Nunca Nade Sozinho” tem nova temporada no Rio de Janeiro, estreando em 17 de julho no Teatro Gláucio Gill. A montagem é apresentada em formato de um jogo – uma competição em que dois homens, mediados por uma juíza, testam suas habilidades em treze rounds de provocações, declarações e cumplicidade.

“Nunca Nade Sozinho” utiliza a mímica corporal dramática para narrar o embate de dois amigos de infância que se tornaram empresários bem-sucedidos e não estão acostumados a perder. A competição fica ainda mais difícil após recordarem de um incidente que marcou suas vidas no passado. O espetáculo mescla o real com o imaginário,  brinca com o tempo e o espaço e é construído em cima de diálogos fragmentados  do discurso contemporâneo.

A diretora e atriz do espetáculo, Nadja Turenkko, criou uma nova concepção para a proposição cênica sugerida pelo autor, levou a encenação a um lugar metafórico, um naufrágio psicológico, onde os três personagens a todo o momento se relacionam no tempo de suas memórias e do presente. “Utilizamos a mímica corporal dramática para contar uma história de compaixão e competição. A montagem vai despertar a curiosidade da classe artística e de todo o público para uma nova forma de encenação”, afirma Nadja.

O autor do espetáculo, Daniel MacIvor, ganhou admiradores no Brasil a partir da montagem do seu texto ‘In on It’, em 2010, no Rio de Janeiro. A obra foi sucesso de público e crítica no país e recebeu premiações em diversos festivais.

A peça recebeu o convite dos diretores artísticos do Teatro Glaucio Gill, Luciana Fávero e Gustavo Paso, por se enquadrar dentro do novo conceito de ocupação, que tem por objetivo a formação de plateia e oferecer ao público espetáculos de qualidade da cena teatral carioca.

( O blog está no Facebook e no Twitter )