Blog do Mario Magalhaes

Rio, São Paulo e BH lideram ranking de cidades com mais protestos na Copa

Mário Magalhães

Embora os protestos populares previstos para o período da Copa do Mundo tenham reunido muito menos participantes que durante a Copa das Confederações, no ano passado, ao menos 144 manifestações foram marcadas nas redes sociais para as 12 cidades-sede do Mundial de 2014. É provável que todas ou quase todas tenham de fato ocorrido.

O Rio, onde será disputada a final de domingo, lidera o ranking de protestos, com 47. É seguido por São Paulo, palco da abertura e da semifinal de logo mais, com 28. E por Belo Horizonte, onde a Alemanha humilhou ontem o Brasil, com 11.

Os números constam de um levantamento produzido pela Textual Digital e ao qual o blog teve acesso exclusivo. A pesquisa é relativa a 32 dias: de 5 de junho, uma semana antes do início da Copa, ao domingo passado, 6 de julho.

Os atos públicos foram convocados nas redes sociais com palavras de ordem contra o Mundial ou decisões de governos relativas à competição, como o emprego de verbas públicas em estádios e a permissão de ingerência excessiva da Fifa no país.

Novas manifestações devem ocorrer até o domingo.

Cidades e protestos agendados de 5 de junho a 6 de julho de 2014:

Rio de Janeiro: 47

São Paulo: 28

Belo Horizonte: 11

Fortaleza e Porto Alegre: 10

Brasília: 9

Salvador e Recife: 7

Curitiba e Natal: 5

Cuiabá: 3

Manaus: 2

Total: 144

Fonte: Textual Digital.

( O blog está no Facebook e no Twitter )