Blog do Mario Magalhaes

‘Cidade de Lampião sonha com a Lampions League’, por Rodrigo Bertolotto

Mário Magalhães

O repórter Rodrigo Bertolotto, colega do UOL, faz um bye-bye, Brasil durante a Copa, escrutinando a alma nacional por meio do futebol.

A parada mais recente do Bertô foi em Serra Talhada, terra de Lampião.

Ele conta a história no vídeo acima (para assistir, clique na caixa no alto ou aqui).

E no saboroso texto abaixo:

* * *

Na Copa, cidade de Lampião torce no xaxódromo e sonha com a Lampions League

Por Rodrigo Bertolotto, em Serra Talhada (PE)

Que Fan Fest que nada. Em Serra Talhada, sertão pernambucano, a população se reúne no xaxódromo para torcer pela seleção brasileira na Copa do Mundo. A cidade natal de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1897-1938), também se orgulha de ser a terra do xaxado, sapateado que os cangaceiros dançaram e popularizaram com os rifles em punho.

Lampião é agora até mascote de time. O Serra Talhada Futebol Clube, fundado em 2011, adotou o cangaceiro como símbolo e tem até uma torcida organizada em sua homenagem. É o Comando do Lampião. No estádio local, o Pereirão, esses torcedores gritam a cada jogo o refrão ''Eu sou do Serra de Coração/A torcida mais vibrante do temido Lampião''.

Caçula entre as equipes da cidade, o Serra Talhada F.C. está na primeira divisão do Campeonato Pernambucano e tem em seu distintivo uma bola com um chapéu de cangaceiro.

Já a equipe do Serrano, fundado em 1995, amarga a segunda divisão estadual após tempos de glória entre 2004 e 2009 e um fechamento por dois anos por questões políticas. O Serrano chegou a disputar em 2005 a série C  do Campeonato Brasileiro e  conta com seus torcedores uniformizados Lampiões da Fiel.

''Lampião nunca jogou futebol, mas todos os clubes da cidade reivindicam a coragem e a garra dele para seus jogadores'', analisa Anildomá de Souza, secretário municipal de Cultura, pesquisador do cangaço e responsável pelo xaxódromo.

Para ler a íntegra, basta clicar aqui.

( O blog está no Facebook e no Twitter )