Blog do Mario Magalhaes

‘Prenúncio de que a Copa seria o ‘fim do mundo’ não aguentou três dias’

Mário Magalhães

DER SPIEGEL: "MORTE E JOGOS, O BRASIL ANTES DA COPA DO MUNDO"A revista alemã D... linha de frente

Revista alemã 'Der Spiegel' cantou em maio o fiasco da Copa

 

( O blog está no Facebook e no Twitter )

Como tem tanta gente que ainda se abala por conta do que o jornalismo estrangeiro diz ou deixa de dizer sobre o Brasil, o blog compartilha a oportuna reportagem de Nelson de Sá publicada neste domingo na ''Folha'':

* * *

Prenúncio de que a Copa seria o 'fim do mundo' não aguentou três dias

Por Nelson de Sá

Do início do ano até a abertura da Copa do Mundo, a imagem do Brasil foi alvo de um ataque de histeria na mídia ocidental.

Na capa da revista alemã ''Der Spiegel'', com o enunciado ''Morte e jogos – O Brasil antes da Copa do Mundo'', uma bola em chamas caía como meteoro sobre o país.

Os tabloides ingleses avisavam que torcedores arriscariam suas vidas se viajassem ao Brasil, e que Londres já havia sido consultada para sediar os Jogos Olímpicos de 2016 no lugar do Rio.

O correspondente do ''New York Times'', Simon Romero, anunciava na primeira página que as obras atrasadas e mortais dos estádios simbolizavam o fim das ''grandes ambições'' do Brasil.

Iniciada a Copa, porém, o fim do mundo que fora anunciado por quase seis meses não aguentou três dias.

No sábado (14), a maior e mais independente agência de notícias, Reuters, informou que os torcedores estrangeiros estavam felizes de encontrar tudo de pé e que os protestos eram pequenos.

Desde antes, na verdade, celebridades e jornalistas vinham tuitando a estranheza por não encontrar o caos imaginado ao chegar ao país.

Para ler a íntegra, basta clicar aqui.